Alto grau de satisfação, público de mais de uma centena de municípios brasileiros e um grande giro econômico para Santa Cruz do Sul. Esses são alguns dos pontos destacados pelo levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), junto aos visitantes da 37ª Oktoberfest, em outubro de 2022. O objetivo da pesquisa, encomendada pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e divulgada esta semana, foi o de conhecer o perfil dos frequentadores da Festa da Alegria, bem como suas opiniões e o nível de satisfação sobre alguns aspectos relacionados ao evento, com foco nas próximas edições.
A coleta de opiniões no modelo amostragem aleatória simples ocorreu entre os dias 7 e 9, 11 e 16 e 20 e 23 de outubro de 2022, resultando num total de 834 pessoas ouvidas presencialmente por entrevistadores junto aos visitantes que circulavam pela festa, em diferentes horários e locais do parque. O público pesquisado foi, em sua maioria, mulheres (62,4%), com idades variando de 16 a 81 anos. A faixa etária mais frequente foi a de 30 a 39 anos, com 29,7% dos respondentes. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Dentre os dados a se destacar, está a quantidade de visitantes de outras cidades do Brasil e até mesmo de outro país. Das 834 pessoas ouvidas, 452 pessoas eram originárias de outros municípios. As cinco localidades mais citadas entre as 116 mencionadas foram Santa Maria (9,4%), Vera Cruz (5,8%), Venâncio Aires (5,6%), Cachoeira do Sul (5,4%) e Rio Pardo (4,9%). Além de pessoas vindas de outros municípios do Rio Grande do Sul, também foram entrevistadas pessoas de outros estados do Brasil (casos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Maranhão) e do Uruguai (com seis visitantes).
Avaliação positiva – Estimulados a darem uma nota de 0 a 10 para a 37ª Oktoberfest, a maior parte dos visitantes atribuiu avaliações altas, com média resultando em 9,3. Ainda, para 81,9%, a festa toma conta de Santa Cruz do Sul. Questionados sobre atrações da Oktoberfest 2022 mais apreciadas, quatro foram as mais citadas: parque de diversões (por 32,7% dos entrevistados), gastronomia típica (32,2%), Feirasul (25,3%) e desfiles temáticos (23,1%).
O giro na economia – No que diz respeito aos visitantes, a grande maioria atribuiu o motivo de ter vindo a 37ª Oktoberfest pela diversão (58,4%), exposições (12,1%), pelo hábito de vir todos os anos (9,8%) e pelos shows (7,4%).
Mais de 80% desse público ficou somente um dia na cidade, ou seja, vieram e foram embora no mesmo dia. Os demais ficaram entre dois dias (12,8%) e 30 dias (0,2%). Dos que ficaram mais de um dia, 44,1% ficaram na casa de amigos ou parentes, 31,2% ficaram em hotéis e 11,8% em pousadas. Os restantes, 12,9%, ficaram em outros lugares.
Outro ponto importante revelado com a pesquisa é o giro na economia em todo o município, não somente dentro do Parque. Isso porque 38,3% dos visitantes de outros municípios afirmaram que durante a festa efetuaram compras, gastaram com refeições, combustível, dentre outros investimentos, também fora das dependências da Festa.
No que diz respeito ao que foi consumido no interior do Parque, 42,6% dos entrevistados disseram ter comprado algum produto durante a festa. Destes, 30,4% compraram produtos de artesanato, 25,1% roupas, 19,2% bijuterias e outros 19,2% compraram produtos coloniais.
Quanto ao consumo de alimentos e bebidas, 87,6% dos pesquisados disseram ter consumido. Os produtos que lideram as vendas dentro da festa foram bebidas alcoólicas (69,1%), refeições (49,1%), lanches (45,6%) e bebidas não alcoólicas (36%).
Em um contexto geral, a média de gastos entre os mais de 800 visitantes ouvidos foi de R$340,05, com um gasto mínimo de R$20,00 e máximo de R$8.000,00. Analisando os valores gastos por faixas, 31,7% dos respondentes gastou até R$150,00, 23,3% gastou entre R$151,00 e R$200,00, 23,7% entre R$201,00 e R$400,00 e 21,3% gastou mais de R$400,00.
Outras informações
– Tipo de música preferido: 65,6% dos respondentes disseram preferir a música típica alemã (bandinha), 15,9 % sertanejo, 15,8% diversas e 5,3% todas.
– Quase 9 em cada 10 frequentadores da Oktoberfest 2022 (87,9%) adquiriram os ingressos na bilheteria do parque. 8,3% adquiriram pelo site da festa e 3,8% em outro ponto de venda.
– Preço dos ingressos: 70% considerou os preços, para os dias de semana, adequados, 20% consideraram caros e 5,9% baratos. Já para os finais de semana, 55,9% considerou os preços adequados, 40,8% caros e somente 3,3% achou os preços baratos.
– Meio de transporte utilizado para vir até Santa Cruz do Sul: vieram de carro ou moto (73,8%) ou de ônibus de excursão (18,7%).
– Nota atribuída a infraestrutura: média geral de 9. Com decoração do parque (9,4), decoração da cidade (9,3) e sonorização do parque (9,1) como os itens com melhor avaliação.
– Nota atribuída aos serviços: média geral de 9,1. Os itens segurança do parque (9,4), limpeza do parque (9,3) e atendimento feito pelas recepcionistas (9,3) foram os mais bem avaliados.
– Dos 834 pesquisados, 36,7% disseram ter experimentado algum produto da culinária alemã. Os produtos mais consumidos foram cucas (78,4%), linguiças (65,4%) e “outros” produtos (18,3%).
CRÉDITO: Four Comunicação/AI Oktoberfest SCS