Entre novembro e dezembro, as cooperativas escolares incentivadas pela Sicredi Vale do Rio Pardo apresentaram as atividades para o próximo ano. Durante a realização das assembleias de cada grupo, os estudantes cooperativistas mostraram o relatório de gestão e financeiro referente aos anos de 2021 e 2022, com a prestação de contas, resultados e a sua distribuição. Além disso, eles fizeram alterações nos Estatutos e realizaram a eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal. Os encontros contaram com a participação de convidados, autoridades, imprensa e representantes Sicredi.
Para o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, acompanhar estas atividades e a evolução dos alunos envolvidos, é gratificante. “Ver o protagonismo de alunos através das cooperativas em processo de aprendizado e de demonstração de interesse por sua comunidade é fantástico. Temos convicção que nossas comunidades só se desenvolvem na medida em que pessoas se desenvolvem. Pelo cooperativismo estamos contribuindo para esta lógica”, enfatiza Petry.
A assessora de Programas Sociais da Cooperativa, Glaucia Cabral Moraes, destacou o apoio da instituição. “Nós, da Sicredi, além de incentivar e apoiar as cooperativas escolares, contamos com a colaboração de assessores pedagógicos para difundir o cooperativismo através dos estudantes”. Nas assembleias, os novos presidentes e vices das cooperativas escolares expuseram o plano de gestão para o próximo ano, com destaque para ações sociais junto à comunidade escolar, dentro e fora da escola, participação em eventos com objetivo de aprendizagem, atualização das redes sociais, entre outras. Como atividades do ano anterior estavam a participação no Dia de Cooperar (Dia C), no Desafio Coopes, visitas a feiras, como Expoagro e Expointer, reuniões, ações sociais e viagem de estudos para Nova Petrópolis. No total, o Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo soma 12 grupos cooperativistas na sua base de atuação.
Conheça os novos líderes eleitos:
Cooperativa Escolar Gotinha D’Água
Emef Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno, em Sinimbu
Presidente: Beatriz Heinen Schulz, 13 anos
Vice-Presidente: Iara Luisa Hochsheidt, 12 anos
Cooperativa Escolar Semeando Sonhos
Emef Maurício Cardoso, de Linha Pinhal, em Herveiras
Vice-presidente: Stefany da Silva, 13 anos
Presidente: Cleber Wermuth, 14 anos
Cooperativa Escolar Plantando Ideias
Eeef Sagrada Família, de Linha Pinheiral, em Santa Cruz do Sul
Presidente: Joaquim Francisco Kessler, 13 anos
Vice-Presidente: Gustavo Kipper, 13 anos
Cooperativa Escolar Brotando da Terra
Emef Guararapes, de Linha Almeida, em Sinimbu
Presidente: William Maciel Strohm da Silva – 13 anos
Vice: Poliana Anhaya dos Santos Brum – 13 anos
Cooperativa Escolar Paredão dos Sonhos
Emef Felipe Becker, de Paredão, em Santa Cruz do Sul
Presidente: Antônio da Silva Machado
Vice-presidente: Kellin Yasmin Kaiper Monteiro
Cooperativa Escolar Pingo de Mel
Eeef Frederico Augusto Hannemann, de Vila Progresso, em Vera Cruz
Presidente: Eduarda Helena Becker
Vice-presidente: Diuli Eduarda Carvalho Moni
Fotos em anexo: Cooperativas escolares realizaram assembleias nos meses de novembro e dezembro
Crédito: Divulgação
CRÉDITO: AI Sicredi/VRP