O ano ainda não encerrou mas os casos de dengue confirmados em Venâncio Aires já são históricos. O cenário também é verificado na maior parte do Rio Grande do Sul. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, na Capital do Chimarrão até o último 21 de novembro, foram confirmados 517 casos de dengue. No mesmo período foram 903 notificações, destes dois seguem em investigação e três foram inconclusivos. O restante foi descartado para a doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti.
Com a chegada do verão, época de alta nos casos da doença e na proliferação dos mosquitos, os cuidados da população precisam redobrar. Se comparado ao último boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica do município, os casos positivos de dengue, tiveram alta de 6,16%. Ainda em agosto, eram 487 confirmações para a doença, quando foi divulgado o último boletim local.
Desde o início da série de acompanhamento da Secretaria Estadual de Saúde, 2022 já é o ano com maior número de casos positivos de dengue. Até então 2020 era o principal em confirmações, quando foram 168 casos positivos, e uma morte em decorrência da doença. No ano passado, em 2021 foram 59 casos positivos. Em 2019 apenas três confirmações para a doença.
CUIDADOS
Na última semana a Vigilância Sanitária e Ambiental de Venâncio Aires iniciou a instalação das armadilhas ovitrampas. A estrutura busca atrair a fêmea do mosquito. As ferramentas monitoram a presença do inseto em determinadas regiões. Com isso, elas serão utilizadas para mapear as áreas de maior risco e intensificar demais ações de prevenção. No total, o município instalará 100 unidades do aparelho.