Com clima favorável e aumento da área, produção de trigo pode ser histórica em Venâncio

Olá Jornal
outubro13/ 2022

A produção de trigo em Venâncio Aires tem ganhado espaço nos campos. Isso ocorre pela valorização do cereal no mercado interno e alinhamento produtivo com outras culturas de verão. Com isso, o município já registra a maior área plantada da história, e deve garantir a maior produção já registrada. As condições climáticas estão favoráveis para o cultivo e devem garantir aumento de produtividade.

A projeção é do engenheiro agrônomo e chefe do escritório local da Emater de Venâncio Aires, Vicente Fin. “Estamos na fase de floração e preenchimento de grãos, os campos estão muito bonitos, o produtor fez os tratos de solo e da cultura. Se o clima continuar com as garoas, e sol depois, sem a ocorrência de granizo, será uma produção recorde no município.”

Na última semana, os profissionais de assistência técnica visitaram a propriedade de Eduardo Sausen, em Vila Palanque. A região é uma das principais produtoras de trigo no território venâncio-airense.

Se a projeção se confirmar, a produção na atual safra deve dobrar, frente ao ciclo passado, alcançando 3,9 mil toneladas. A área cultivada com trigo em Venâncio Aires, teve acréscimo de 53% em 2022, segundo relatório da Emater, e deve fechar a safra com 1.182 hectares plantados. Segundo dados do Valor Bruto de Produção Agrícola (VBPA), do município, a cultura gerou em 2021 mais de R$ 2,4 milhões em receitas.

ESTADO
Enquanto a previsão inicial da Emater-RS/Ascar, divulgada em junho, era de uma produção de 3,99 milhões de toneladas de trigo, o esperado agora, de acordo com a Farsul, é de que o Estado produza entre 4,5 e 4,8 milhões de toneladas. A expectativa mais otimista é o reflexo de uma qualidade de produção e produtividade melhores que o previsto e que praticamente não correm mais risco de sofrer com geadas nesta época do ano.

A nova previsão pode resultar em preços menores do que se imaginava, mas não é motivo de grande preocupação, em especial para os produtores souberem escalonar sua produção ao longo da safra.

Olá Jornal