Nesta quinta-feira, 15, foi aprovada a criação da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana. A comissão especial foi proposta pelo vereador Ezequiel Stahl (PTB) e busca garantir debate sobre a situação do trânsito de Venâncio Aires. O grupo parlamentar será aliado do poder público para apontar direcionamentos sobre o sistema viário, segurança no trânsito e ações de infraestrutura necessárias.
O trabalho será encaminhado por três vereadores até o fim do ano. Para 2023 a comissão deverá ser formada novamente. A comissão foi apoiada por todos os vereadores, que reconheceram a importância de debater o assunto para colaborar com a melhoria do trânsito da cidade.
“Nossa mobilidade possui inúmeros gargalos, muitas reclamações sobre placas, faixas amarelas. É preciso aprofundar esse tema da mobilidade, temos muitas demandas para ampliar a segurança e buscar soluções. Se não fizermos nada, com o aumento de veículos, logo ali na frente iremos enfrentar mais problemas,” destacou Stahl.
A vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) destacou a importância da frente parlamentar e lembrou de estudo técnico para melhorias do trânsito, contratado no fim do governo do ex-prefeito Airton Artus. “Esta frente é importante e uma assunto recorrente. Encontramos dificuldades para definir um trânsito um pouco melhor. O trânsito de Venâncio não é mais compatível com o número de carros que temos. O Município possui um estudo pronto da viabilidade de mobilidade urbana, com indicação de melhorias. Não foi colocado em prática, podemos atualizar ele e retomar este estudo técnico e discutir abertamente as melhorias para a mobilidade.”
Nos próximos dias a comissão será formada oficialmente, que deverá se reunir e realizar encontros com o Executivo Municipal para analisar projetos que possam melhorar a mobilidade de Venâncio Aires. Audiências públicas também serão convocadas para ampliar a participação da população nos debates.