A 23ª Feira do Livro de Venâncio Aires terá um palco destinado aos escritores venâncio-airenses que serão os patronos do evento. O Palco Literário contará com programação dos patronos que farão contação de histórias, lançamentos de livros, bate-papos entre outras atividades.
A gerente do Sesc, Diane Araújo, explica que o espaço montado em frente às livrarias visa dar destaque aos autores. “A gente quer trazer esses talentos para luz, para o palco, tanto é que nós vamos ter dois palcos na feira. Um palco cultural no Chimarródromo e um palco literário em frente as livrarias para poder destacar a programação que os próprios escritores montaram e está ainda em construção”.
A ideia é que estejam sempre presentes na Feira, tanto no estande institucional quanto na banca dedicada a eles. Pela primeira vez, a Feira terá uma patronagem coletiva, o que segundo Diane, foi conquistado pelo trabalho dos escritores. “A importância vem sendo construída e conquistada por esse grupo de escritores que tem crescido ao longo dos últimos anos e com muito conteúdo e uma diversidade etária”, avalia.
A Feira ocorre de 08 a 11 de setembro, no Parque do Chimarrão, com entrada gratuita. Serão oito livrarias: Kadernu’s, Ponta do Lápis, JLB Livros, Escritores de Venâncio Aires, Livraria Castelo, RL Comércio de Livros, Editora Coralina, Noble Book.
“O tema ‘Ler conecta’ na edição deste ano, traz a ideia de ligação da leitura com o saber e o conhecimento, mas também de aproximação da comunidade com os escritores locais. A intenção é valorizar nossos escritores, divulgando seus nomes e suas obras”, destacou a coordenadora de comunicação da Prefeitura, que integra a coordenação do evento, Daiana Nervo.
Durante o lançamento, na última sexta-feira, 26, no auditório do Colégio Gaspar, o prefeito Jarbas da Rosa destacou a valorização histórica que a edição deste ano do evento literário dá aos escritores venâncio-airenses.
Logo após, houve show com o cantor Fernando Anitelli com o espetáculo “O Teatro Mágico – Voz e Violão”.