A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 08, contou com a participação do produtor cultural e diretor Sérgio Rosa e da assessora Jaqueline Santos, para divulgar e realizar o convite do lançamento do documentário “O Lado Negro de Venâncio”. O longa-metragem será lançado no próximo sábado, 13, na Sociedade de Leituras, a partir das 19h30min.
A obra busca apresentar para a comunidade as narrativas e os olhares de uma comunidade negra invisibilizada e segregada na maioria das vezes nos mais diferentes espaços. O documentário conta com a participação de 100 pessoas e retrata os desafios da comunidade negra no município.
Jaqueline destacou durante a tribuna livre na reunião semanal a necessidade de discutir o racismo também a partir do poder Legislativo. “Precisamos municipalizar a pauta do racismo. Este documentário é a oportunidade para ouvir a voz da comunidade negra de Venâncio Aires. E juntos pensar políticas públicas.”
Rosa afirma que é fundamental descontruir o racismo existente na sociedade. “Foram quatro meses de trabalho para produzir o documentário. Se um fala sobre algo, é colocado em dúvida, mas quando mais de 100 se levantam para falar de algo, de fato ele existe. Precisamos desconstruir esse racismo tão presente na nossa sociedade.”
Com estreia marcada para o dia 13 de agosto, em Venâncio Aires, O Lado Negro de Venâncio em breve estará disponível para o público em geral, dividido em episódios, que serão postados no canal do artista no YouTube.