Unisc descarta descontinuar programas de pós-graduação

Olá Jornal
agosto08/ 2022

Anúncios de universidades suspendendo cursos de pós-graduação e programas de pesquisa acenderam alerta novamente sobre a situação financeira das universidades e dificuldade para financiamento de pesquisas. Nos últimos dias, 13 programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu em universidades privadas do Rio Grande do Sul foram confirmados. Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a reitoria em entrevista ao Olá Jornal, informa que não há interesse em descontinuar a oferta dos seus cursos de programas de pesquisa. Atualmente na instituição são oferecidos nove cursos de mestrado e seis de doutorado. Entretanto, a atração de novos alunos para as qualificações segue sendo desafio diário e exige adequação para equilíbrio financeiro.

Reitor Rafael Henn destaca importância dos programas de pós-graduação para promoção da pesquisa

Na última semana, uma das principais universidades do país, a Unisinos, em São Leopoldo, informou o encerramento de programas de pós-graduação em cinco cursos. Igual situação também é verificada em outras instituições gaúchas e país afora. Entidades científicas têm apontado para os riscos de encerramento das pesquisas e perdas para o ensino do país. Entretanto, as direções das instituições buscam formas de controlar as despesas.

Segundo o reitor da Unisc, Rafael Henn, desde 2019 a instituição tem realizado reformas nas estruturas acadêmicas e administrativas. Os programas de pós-graduação entraram nesta remodelação, buscando garantir a unificação de profissionais e equipes.

“Nos últimos anos está ocorrendo redução de alunos nas universidades, e nos programas de pós-graduação também. Com isso, junto com a reinvenção pedagógica, reestruturamos equipes e formas de atingir o equilíbrio financeiro dos programas. Vários professores atuam de forma conjunta, tivemos muitas aposentadorias e não houve necessidade de recompor as equipes. Atualmente não cogitamos em reduzir as pós-graduações stricto sensu [programas de mestrado e doutorado],” explica Henn.

Entre os motivos apontados para a baixa procura em cursos de pós-graduação e no ensino superior está o financiamento. “Este é o principal ponto. As bolsas de estudos para os programas de pesquisa tiveram redução drástica. O desafio atual é justamente esse, garantir suporte financeiro para estimular a pesquisa,” destaca.

Para o gestor, o fechamento de programas pode acarretar em perdas para a produção de pesquisas no país. ”É importante suporte financeiro para manter esses alunos e atrair novos estudantes. O encerramento de programas de pós-graduação é uma perda no que se refere a produção de pesquisas e a ciência.”

GRADUAÇÃO
Além dos programas de pesquisa, universidades também têm fechado cursos de graduação. Na Unisc, a reitoria, junto com o seu conselho administrativo, ficou definido que não serão encerrados cursos de licenciatura, para a formação de professores, mesmo que ocorra baixa procura. “Nos próximos cinco anos haverá um apagão gigantesco de profissionais na educação básica e média. O que vai agravar a situação das escolas. Nossa projeção é de manter os cursos de licenciatura, com a expectativa de alta demanda por professores e valorização salarial,” afirma Henn.

FOTO: Divulgação/AI Unisc

Olá Jornal