As inscrições para o Fundo Social da Sicredi Vale do Rio Pardo, que tem como objetivo apoiar projetos de interesse coletivo que impactam positivamente na vida de pessoas, comunidades e ecossistemas, já iniciaram no site https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial, e se encerram no dia 30 de abril. Na noite desta terça-feira, 12 de abril, a instituição realizou o primeiro workshop com as entidades participantes na sede administrativa da Cooperativa. O intuito dos encontros é alinhar a construção dos projetos de acordo com a proposta do Fundo Social que tem relação com o desenvolvimento sustentável. Para este mês ainda estão previstos mais dois workshops.
Os encontros são conduzidos pelo coordenador de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Marco Antonio da Rocha, e pela gestora da Bem Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Lídia Schwantes. Nos workshops são aprofundados assuntos como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), estruturação e elaboração de projetos. Para que as entidades encontrem o ODS que mais conecta com o seu projeto, elas têm a oportunidade de conhecer as estratégias de sustentabilidade e os quatro ODS priorizados pela Cooperativa: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero, Trabalho Decente e Crescimento Econômico; e Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Conforme Marco Antonio, a demanda surgiu em virtude da necessidade de algumas entidades e de questões levantadas pela própria Cooperativa. “Nós realizamos uma pesquisa com as entidades e as nossas equipes internas também apontaram alguns temas necessários para os encontros. A nossa proposta é também apoiar na construção mais assertiva dos projetos e construir uma rede de compartilhamento entre as pessoas”, explicou. No workshop ainda é tratada a diferença entre filantropia e investimento social privado, em que o último é relacionado com resultado e impacto social. O coordenador também detalha sobre o valor disponibilizado para o Fundo Social 2022 e sobre os critérios de avalição.
Fundo Social
O Fundo Social da Sicredi Vale do Rio Pardo vai destinar, em 2022, o valor de R$ 740 mil, que representa 2% das sobras líquidas da instituição no ano anterior. A participação é permitida a entidades sem fins lucrativos da área de abrangência da Cooperativa – CPMs de escolas, grupos comunitários, entidades assistenciais, organizações não governamentais (ONGs), entre outras, associadas a Sicredi Vale do Rio Pardo até o dia 31/12/2021. Cada uma poderá encaminhar no máximo um projeto por ano, limitado à quantia de R$ 10 mil e alinhado com os valores e princípios do cooperativismo. Mais informações em https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial.
CRÉDITO: Four Comunicação/AI Sicredi