A Philip Morris Brasil (PMB) lança no País a campanha institucional global da Philip Morris International (PMI) Nosso Mundo Não é um Cinzeiro, com a proposta de aumentar a conscientização e promover uma mudança no comportamento e nas atitudes em torno do descarte das bitucas de cigarro.
A iniciativa, já veiculada em outros países, está totalmente alinhada à meta global da PMI de reduzir o lixo plástico de seus produtos (que inclui a bituca de cigarro), em 50% até 2025.
Para o Brasil, a campanha ganhou o website www.naoeumcinzeiro.com.br, em português, com o objetivo de educar o público sobre o impacto ambiental causado pelo lançamento das bitucas em ruas, praças, praias, rios e outros ambientes. Estatísticas mostram que 61% dos cigarros são consumidos ao ar livre e, na natureza, as pontas ou guimbas, como também são conhecidas, podem levar até 15 anos para se decomporem.
Pesquisa realizada pela PMI com 12.800 pessoas de 10 países, entre eles o Brasil, apontou que 25% dos fumantes adultos jogam as pontas de cigarro ao chão porque acham isso normal. Quando feito um recorte para o Brasil, a porcentagem sobe para 32%. O estudo também revelou que 75% dos pesquisados pensavam que os filtros de cigarro são feitos de algodão ou papel e apenas 13% sabiam que os filtros são feitos de plástico.
No caso do Brasil, só 4% dos entrevistados tinham esse conhecimento. As conclusões da pesquisa reforçam a necessidade de campanhas de sensibilização para ajudar a mudar o comportamento dos fumantes. A cada segundo, aproximadamente 10 mil unidades desse resíduo são dispensadas de maneira inadequada em todo o mundo.
“O lixo das bitucas de cigarro é um problema que precisamos resolver. Queremos incentivar os fumantes a hábitos mais responsáveis, por meio de iniciativas como Nosso Mundo Não é um Cinzeiro, que fortalecem a educação da população em geral e colaboram com as entidades governamentais para assegurar uma infraestrutura adequada de eliminação dos resíduos”, destaca Bruno Pinto, executivo de Relações Institucionais da Philip Morris Brasil.
Dessa forma, além de conscientizar para o problema do acúmulo das pontas de cigarro no meio ambiente, a campanha conta com dois projetos-pilotos, que foram testados no mês de janeiro, para posterior replicação em escala maior. Em São Paulo, 24 bituqueiras foram instaladas nas regiões da Avenida Paulista e Vila Olímpia.
Aproveitando o verão, também foram distribuídas bituqueiras portáteis em praias do Paraná (Matinhos), Florianópolis e Rio Grande do Sul (Capão da Canoa), contendo um QR Code para acesso ao site da campanha.
Sobre a Philip Morris Brasil
A Philip Morris International (PMI) é uma empresa líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça e evoluir seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina. O portfólio atual de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo produtos sem combustão, vapor e nicotina oral, que são vendidos em mercados fora dos EUA.
Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 9 bilhões para desenvolver, fundamentar cientificamente e comercializar produtos inovadores sem fumaça para adultos que, de outra forma, continuariam fumando, com o objetivo de acabar completamente com a venda de cigarros. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínicos, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado.
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de uma versão do dispositivo e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI como um produto de tabaco de risco modificado (MRTP), concluindo que uma ordem de modificação de exposição para esses produtos é apropriada para promover a saúde pública.
A Philip Morris Brasil atua no País há mais de 45 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos livres de combustão. Em 31 de dezembro de 2021, a estimativa da PMI era de que aproximadamente 15.3 milhões de adultos fumantes em todo o mundo migraram para seu produto de tabaco aquecido, IQOS, e pararam de fumar cigarros. Atualmente o produto está disponível para venda em 71 mercados. Para mais informações, acesse os sites: PMI, PMIScience e https://www.pmi.com/markets/brazil/pt/about-us/overview.
CRÉDITO: AI PMB