Faltando 19 dias para o início da Expoagro Afubra 2022, ocorreu nesta sexta-feira, 4 de março, o lançamento oficial da Feira, evento com público presencial restrito a convidados, patrocinadores, apoiadores e imprensa. O ato, realizado no Parque de Exposições da Feira teve a apresentação da programação, que volta a ser presencial depois de dois anos, pois em 2020 houve o cancelamento às vésperas do início da programação e em 2021 teve uma edição online. A expectativa é atrair um público de 80 mil pessoas ao longo da Feira, que terá mais de 400 expositores, entre empresas, instituições e entidades. Atrações como o Seminário de Turismo Rural, Fórum de Diversificação, Espaço de Inovação do Agro, Dia do Arroz, palestras técnicas, exposição de máquinas e equipamentos, dinâmica de máquinas, lavouras demonstrativas, piscicultura, animais, hortaliças, agroindústrias familiares, área florestal fazem parte da programação.
Na ocasião, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, enfatizou a importância dos parceiros, colaboradores e patrocinadores para o sucesso da 20ª edição da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar. “Queremos agradecer, profundamente, a todas as parcerias celebradas para a realização da feira, de 23 a 26 de março”, disse. O dirigente lembrou ainda da atuação da equipe da Afubra na organização do evento. “Cuidando de todos os detalhes da programação, especialmente, aos colegas, que, sob forte calor, empenharam-se para apresentar as lavouras demonstrativas em excelentes condições”. Ele também enfatizou a participação de Silvio Clóvis Genehr, falecido em janeiro de 2022, colaborador da Afubra que era o elo entre a coordenação do evento e os expositores.
Ao lembrar que a Feira não acontece de forma presencial desde 2019, Werner disse acreditar que o pior já passou e é possível receber o público dentro das recomendações sanitárias. “Planejamos a Feira deste ano com os olhos voltados às recomendações sanitárias de saúde”, disse. A anunciar que a programação foi estendida para quatro dias, incluindo o sábado, Werner explicou que isso oportunizará a participação do público do meio urbano. “Eles certamente visitarão a Expoagro Afubra. E serão todos bem-vindos”, salientou.
O coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, destacou os três eixos da programação: transformação, inovação e produção sustentável. “A escolha dos temas se deve à leitura do cenário que vivemos e que se transformou com a pandemia e, agora, com o conflito entre Rússia e Ucrânia, vai nos trazer mais desafios, mostrando que vivemos em constantes mudanças e transformações”, disse. “Precisamos estar sempre buscando inovação, com atenção ao meio ambiente e com o social, nos preocupando tanto com os produtores como com os consumidores”, acrescentou.
Ao falar sobre a programação, Dornelles enfatizou o Espaço de Inovação do Agro, onde o visitante conhecerá iniciativas relacionas à educação rural e programas direcionados aos jovens do campo, desenvolvendo dinâmicas de inovação e empreendedorismo. O coordenador geral também destacou, além das melhorias na rodovia para acesso ao Parque, também a ampliação do Pavilhão das Agroindústrias, que agora tem capacidade para abrigar 193 expositores e até ampliar. “Na retomada da Feira, a nossa expectativa é reencontrarmos os visitantes em um Parque muito bem preparado, com muitas atrações e novidades, mantendo o nosso compromisso de promover a diversificação dos produtores rurais”, anunciou. “Estaremos trabalhando com todos os esforços de limpeza e segurança sanitária”, reforçou.
O deputado federal Heitor Schuch, salientou que a Expoagro Afubra é o placo dos grandes debates relacionados aos agronegócios nos últimos 20 anos. “Quem não lembra que foi aqui que tivemos grandes debates sobre diversificação da pequena propriedade”, disse. “Nesses dois anos de pandemia, as entidades continuaram atuando e os produtores não ficaram olhando pela janela, continuaram produzindo”, acrescentou. “A agricultura tem hoje o crédito de ter continuado produzindo o pão de cada dia para o mundo”, finalizou o parlamentar.
Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no evento, a deputada estadual Kelly Moraes, falou que a retomada da Expoagro Afubra certamente vai ser de grande sucesso porque é de um setor de grande importância, pois, se não tem agricultura, não tem alimentos. “Nós nos adaptamos ao novo, ainda não saímos da pandemia, e, por isso, a retomada é desafiadora. A tecnologia é muito importante e precisamos nos adaptar, mas o presencial é algo que não pode ser deixado de lado”, finalizou.
Por usa vez, o senador da República do Brasil, Luís Carlos Heinze comentou que é graças às 25 milhões de doses de vacinas distribuídas gratuitamente no Rio Grande do Sul e 468 milhões de doses no Brasil que está sendo possível a retomada da Expoagro Afubra presencial. O parlamentar também lembrou que as es entidades têm trabalhado unanimemente em uma voz só pelos 497 municípios do Rio Grande do Sul. Sobre a Expoagro Afubra, ele enfatizou que é uma das maiores feiras em tecnologia direcionada à agricultura.
Por sua vez, Edivilson Brum, prefeito de Rio Pardo, município anfitrião da Feira, disse que mais de 40% da renda de Rio Pardo é oriunda do setor primário e que a Expoagro Afubra é muito importante para todos. “Não são muito aqueles que entendem a importância econômica e social do setor. Temos uma classe chamada urbanoide, que não sabe que tudo o que comem tem o plantio e o suor de alguém”, falou. “Estamos fazendo um trabalho de resgate da autoestima do produtor rural rio-pardense e a Expoagro Afubra é fundamental para isso”, salientou. “Qualquer pessoa que visita a Feira, não sai da mesma forma que entrou, pois leva um conhecimento a mais, que certamente transmitirá para a bolha social com quem convive”, acrescentou.
PATROCINADORES – A 20ª Expoagro Afubra tem como patrocinadores Ouro, Husqvarna, Sicredi, Syngenta e Banrisul; patrocinadores Prata, Massey Ferguson, Yara Brasil Fertilizantes e Cresol, e patrocinadores Bronze, Máquinas Agrícolas Jacto, Mor e Sicoob. Os apoiadores Fetag-RS, Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Rio Pardo, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – e os demais apoiadores – Alliance One, China Brasil Tabacos e BAT patrocinadoras do Espaço de Inovação do Agro; e das Caravanas, Ouro Fino, BAT, Premium, CTA, JTI, Philip Morris, Universal Leaf, Alliance One e China Brasil Tabacos. A Feira conta também com diversas parcerias com órgãos governamentais e entidades ligadas à pesquisa e ao desenvolvimento do setor rural.
CRÉDITO: AI Afubra