Anvisa aprova uso da Coronavac para crianças a partir dos seis anos de idade

Olá Jornal
janeiro20/ 2022

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade o uso emergencial da Coronavac em crianças e adolescentes de seis a 17 anos. Os cinco diretores da agência reguladora votaram de forma favorável pela ampliação da faixa etária de aplicação da vacina covid-19 do Instituto Butantan.

A reunião extraordinária começou às 10h desta quinta-feira 20. A recomendação da Anvisa, porém, é diferente da solicitação do Butantan, que havia pedido a vacina pudesse ser aplicada a partir dos três anos. Até o momento, o imunizante estava autorizado somente para a população acima dos 18 anos. A ampliação da faixa etária para crianças e adolescentes foi solicitada pelo laboratório no dia 15 de dezembro do ano passado.

Durante sua apresentação, o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, apresentou os estudos levados em consideração pela agência para avaliar a segurança e a eficácia da Coronavac em crianças e adolescentes.

Mendes disse que a orientação da área técnica da Anvisa é de que a vacina do Butantan seja aplicada na faixa etária de seis a 17 anos, e não a partir dos três anos. Além disso, a recomendação é de que o imunizante não seja usado em crianças e adolescentes imunocomprometidos. A vacina, segundo aprovou a Anvisa, pode ser aplicada em um esquema de duas doses com intervalo de 28 dias, com a mesma formulação e dosagem já usada em adultos.

Antes da decisão, a Anvisa e o Instituto Butantan fizeram três reuniões para debater a inclusão da nova faixa etária na vacinação com o imunizante. A agência reguladora também levou em consideração a opinião das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunizações e Infectologia, que apoiaram a extensão do uso da Coronavac em crianças e adolescentes. Esse foi o segundo pedido do Butantan para uso da Coronavac em pessoas de três a 17 anos. A primeira solicitação, feita em julho, havia sido negada pela Anvisa pela limitação de dados de estudos apresentados naquele momento.

Com informações Agência Brasil

Olá Jornal