Na manhã desta terça-feira, 28, a Administração Municipal de Venâncio Aires e a direção do Hospital São Sebastião Mártir assinaram novo contrato para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo período de um ano. O acordo prevê repasse imediato da inflação do período e acordo para contratação de uma consultoria para reavaliar os custos do hospital no pós-pandemia. A Prefeitura, através da gestão plena em saúde, vai repassar no novo contrato R$ 2,022 milhões por mês ao Hospital.
Sem reposição de valores no último ano, as duas partes debateram a renovação dos serviços, exaustivamente, nos últimos seis meses. Tanto Venâncio Aires quanto os municípios da microrregião atendidos pelo Hospital: Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, acordaram uma reposição inflacionária emergencial enquanto reavaliam as planilhas de custos e metas qualitativas e quantitativas ao longo de 2022. “Não é o contrato ideal, mas é o que entendemos capaz para o momento. Vamos fazer um esforço extra de manter a reposição de 10% do valor global do contrato. O que, na prática, para os municípios, significa um repasse superior a 16%, pois cobriremos a defasagem do Estado e União”, explica o prefeito da capital do Chimarrão, Jarbas da Rosa.
Com a reposição, o novo contrato com o HSSM possui valor anual de R$ 24.273.587,64, o maior da Administração de Venâncio Aires para 2022. Para isso, metas de atendimentos, exames, internações e realização de cirurgias também foram revistas no documento. O atendimento em Plantão 24 horas e a pesquisa de satisfação dos usuários do SUS aparece entre as obrigações do contrato.
CRÉDITO: AI PMVA