O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. As condições do tempo serão ditadas por um ciclone extratropical na costa uruguaia. Centro de baixa pressão costeiro traz muitas nuvens no Sul gaúcho, onde chove isoladamente. Uma instabilidade muito isolada pode ocorrer ainda na primeira metade do dia na Metade Leste do Estado.
O ciclone impulsiona ar seco a partir do Nordeste da Argentina,o que deverá proporcionar momentos de céu claro no Oeste e no Noroeste. Temperatura ao amanhecer é agradável e faz um pouco de calor durante a tarde.
Semana de pouca chuva e calor moderado
A semana será de chuva escassa na maior parte do Rio Grande do Sul. Na maioria dos municípios gaúchos pouco ou nada deve chover durante o restante da semana. Com as precipitações ausentes ou em baixos volumes, acelera-se a perda de umidade do solo com o sol e o calor. A condição, em dezembro, deve trazer grande preocupação no campo, especialmente na produção de milho, que é a primeira a manifestar os efeitos de estiagem no verão.
Somente no próximo sábado é que pancadas de chuva associadas ao calor e à umidade podem atingir mais pontos do Estado e, ainda assim, poucos e mais concentrados na Metade Norte. Não se espera que seja uma semana muito quente no Rio Grande do Sul, apesar de a previsão ser de tardes de calor.