Faltando um mês para a chegada oficial do verão, o calorão já começa a dar as caras no Rio Grande do Sul. Em um final de semana marcado pelas altas temperaturas, a máxima em Porto Alegre bateu os 32ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), enquanto o recorde estadual ficou para Uruguaiana, onde a temperatura máxima foi de 35,7°C neste domingo, 21.
Pouco deve mudar na segunda-feira, 22, quando o sol brilha forte, faz calor e não chove na maior parte do Estado, de acordo com a previsão da Somar Meteorologia. O calorão também não vai embora, com temperaturas elevadas principalmente durante a tarde. Do Nordeste ao Oeste gaúcho, vale ficar de olho na umidade do ar, que pode ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia.
Mas há duas exceções: uma frente fria traz instabilidade para o Centro Sul e para a Campanha, ao longo desta segunda. São esperadas algumas pancadas de chuva isoladas nestes regiões, a partir do meio-dia, com possibilidade de raios e rajadas de vento.
As nuvens de chuva se espalham por quase todo o Rio Grande do Sul na terça-feira, 23, de norte a sul. Há riscos para trovoadas e rajadas de vento, além de queda de granizo. Somente a Fronteira Oeste e Missões escapam da instabilidade, onde o tempo será firme.
Mas o sol volta a brilhar na quarta-feira, 24 na maior par,te do Estado, do nordeste ao sul, inclusive em Porto Alegre. A chuva fica concentrada nas regiões Oeste e Noroeste, onde cai em pancadas pontuais, porém fortes, com raios e rajadas de ventos.
Na quinta-feira, a preocupação passa a ser o vento, com possibilidade de um ciclone extratropical, que pode trazer temporais e chuva volumosa sobre todo o Estado. São esperados mais de 100 milímetros na metade norte gaúcha, só na quinta, e a chuva persiste na sexta-feira.
O próximo final de semana, contudo, deve ser de tempo bom outra vez.
Com informações GaúchaZH