O Rio Grande do Sul recebe nesta quinta-feira um lote com 121.250 doses da vacina AstraZeneca. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a remessa deve desembarcar no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 17h55min.
O lote da AstraZeneca chega em um momento em que algumas cidades gaúchas poderiam enfrentar o desabastecimento desta vacina, em razão do atraso no envio de doses pela Fiocruz, que voltou a encaminhar vacinas ao Ministério apenas hoje, após 13 dias de interrupção por conta de atrasos na produção.
A remessa de 121.250 doses da AstraZeneca é a segunda que o Estado recebe dentro de um mês. A última chegada ocorreu em 02 de setembro, quando recebeu 91.250 doses. Outros seis lotes de vacinas chegaram ao RS em setembro, sendo quatro da Pfizer e dois de Coronavac.
EM FALTA
Venâncio Aires integra lista de 122 cidades que já registram falta do imunizante fabricado pela AstraZeneca, para segunda dose. Cerca de 22% dos municípios gaúchos estão sem vacinas para aplicar a segunda dose da Oxford/AstraZeneca contra a covid-19. Feito pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), o levantamento indica que 112 das 497 cidades do Estado estão com os estoques de imunizantes da fabricante zerados.
A escassez de segundas doses de AstraZeneca afeta principalmente municípios menos populosos. Dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes, somente Bento Gonçalves e Erechim responderam que estão sem a vacina. A situação é mais grave em outros Estados – em São Paulo, o governo está aplicando segundas doses da Pfizer em quem tomou a primeira da AstraZeneca e está com a imunização atrasada.
Com informações GaúchaZH e Correio do Povo