Em visita do Gerente de Operações do Senai Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, Daniel Machado, ao prefeito Jarbas da Rosa na manhã desta sexta-feira, 20, foi anunciada a construção da sede própria do Senai na Capital do Chimarrão. Após 25 anos de funcionamento da escola de aprendizagem industrial no município e sete anos da doação do terreno no bairro Aviação, a nova escola deve contar com área construída de 1.400 metros quadrados e investimento de R$ 14 milhões.
Acompanhado do presidente da Caciva, Vilmar de Oliveira, o diretor do Senai destacou que sempre foi intenção a construção em Venâncio Aires, porém a instabilidade econômica e a pandemia atrasaram os planos que agora se concretizam. “Nosso planejamento é fazer a licitação ainda nesse ano, realizar e inaugurar a obra em 2022”, revela Daniel Machado.
O prefeito Jarbas da Rosa comemorou o anúncio e lembrou que era vereador quando do repasse da área pelo então prefeito Airton Artus. “É um sonho que vai representar um grande avanço para a qualificação profissional e o setor industrial de Venâncio Aires. Além disso, vai revitalizar aquela região do município completando a infraestrutura já planejada para o entorno do Parcão”, destacou.
Atualmente, o Senai conta com 230 alunos em Venâncio Aires, em nove turmas nas áreas metalmecânica, eletroeletrônica e têxtil. As indústrias recrutam e indicam os jovens entre 14 e 24 anos, para desenvolver a qualificação profissional no Senai, com vínculo de Aprendizes. Também tem cursos abertos para toda comunidade, nas áreas de elétrica, automação, soldagem, desenho técnico, entre outros.
CRÉDITO: AI PMVA