A operação brasileira é considerada estratégica para a transformação da Philip Morris International (PMI) na caminhada em busca de um futuro sem fumaça. É o que afirma o novo CEO da companhia, Jacek Olczak, em menos de um mês a frente da multinacional. Maior exportador de tabaco do mundo, segundo maior produtor e com 20 milhões de fumantes são atributos que justificam a relevância do país que conta ainda com uma grande operação da empresa que inclui uma fábrica de cigarros.
De acordo com o novo presidente-executivo, a qualidade do tabaco brasileiro o faz importante para os novos produtos. “A operação brasileira é muito importante e estratégica para a PMI, uma vez que o tabaco brasileiro é conhecido mundialmente por sua alta qualidade. Uma parte significativa da produção exportada é utilizada em nosso produto de tabaco aquecido, o IQOS, que é comercializado em mais de 60 mercados ao redor do mundo”.
Olczak anunciou o ano de 2025 como marco para se tornar uma empresa majoritariamente livre de fumo, com produtos anti-fumaça respondendo por mais de 50% de sua receita líquida total. Desde 2016 a PMI busca transformar o mercado de cigarros com os novos produtos. Nessa direção, a importância do Brasil cresce ainda mais.
“Acreditamos que a contribuição mais relevante que podemos realizar no Brasil é oferecer alternativas melhores do que cigarros aos mais de 20 milhões de fumantes adultos que, de outra forma, continuariam fumando,” avalia.
NOVOS PRODUTOS
Para Olczak, o acesso aos novos produtos de tabaco é o principal desafio do mercado brasileiro. Atualmente proibidos no país, os dispositivos são apresentados como alternativa aos fumantes adultos, que correspondem a 10% da população no Brasil. A PMI aguarda liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercializar o seu dispositivo de tabaco aquecido eletronicamente, o IQOS.
“Compreendo quando as pessoas, há cinco anos, estavam mais céticas sobre a ciência e a conclusão da ciência. Mas hoje não há dúvidas sobre isso. Não me refiro apenas ao IQOS. Esses produtos reduzem substancialmente a exposição às substâncias tóxicas. Todos os fumantes deveriam ter acesso a eles, assim como outros países na região, que na realidade caminham, passo a passo, em direção à alternativa”, conclui.
Os produtos livres de fumaça da PMI estão disponíveis para venda em 66 mercados. A empresa estima que cerca de 14 milhões de adultos já mudaram para esta alternativa.
FOTO: Divulgação/AI PMI