Administração Municipal alerta para manter cuidados com a Dengue

Olá Jornal
março10/ 2021

Em meio à pandemia de Covid-19 que mantém a superlotação do Hospital São Sebastião Mártir, um alerta da Vigilância Ambiental de Venâncio Aires não pode ser ignorado. Após Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado por técnicos municipais em 21 bairros da Capital do Chimarrão no início de março, o resultado aponta para infestação do mosquito transmissor da Dengue e outras doenças. Visitas realizadas em imóveis sorteados em diversas localidades apontaram as situações mais críticas no centro e bairros Aviação, Coronel Brito e Cidade Alta.

De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária, Gabriel Alves, não há casos notificados da doença esse ano em Venâncio Aires. “O último registro, no mês de janeiro, trata-se de um morador que contraiu a doença em viagem para Mato Grosso do Sul. No entanto, como nos últimos anos tivemos muitos casos de Dengue por aqui, precisamos ficar atentos e emitir esse alerta à população”, destaca.

O levantamento realizado pelos Agentes de Endemias acontece quatro vezes ao ano e o aparecimento de mosquitos durante o dia indica presença de Aedes aegypti, pois ele tem hábitos diurnos. Para reduzir a proliferação do mosquito, a dica é não acumular materiais que possam juntar água; fazer descarte correto de resíduos, entulhos e pneus; tapar lixeiras e reservatórios de água; colocar areia em pratinhos de plantas e manter o tratamento da água de piscinas.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal