O Rio Grande do Sul viveu uma noite histórica nesta segunda-feira, 18 de janeiro. Após o início da vacinação em São Paulo neste domingo, foi a vez do Estado ter a primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 no Estado. A cerimônia ocorreu no Hospital de Clínicas e foi transmitida online pelo governo do Estado.
O evento começou com horas de atraso. Inicialmente marcado para as 17h, foi adiado por mais de uma oportunidade ao longo da tarde, por conta do atraso no voo vindo de São Paulo, com as doses da Coronavac.
Nesta primeira leva, 341 mil doses foram encaminhadas ao Estado pelos órgãos de saúde responsáveis. A vacinação no Rio Grande do Sul ocorre com o imunizante do instituto chinês Sinovac, produzido no Brasil pelo Instituto Butantã.
Os cinco representantes dos grupos prioritários foram imunizados simultaneamente contra a Covid-19. Eloína Gonçalves Borne, de 99 anos, moradora de um residencial geriátrico, foi a representante das instituições de longa permanência.
Além dela, outras quatro pessoas foram vacinadas. Representando a população indígena, Carla Ribeiro, de 30 anos. A profissional do Grupo Hospitalar Conceição, representante do setor de limpeza, Joelma Kazemirski, de 48 anos; a Técnica de enfermagem do Clínicas, Aline Marques da Silva, de 40 anos, e Jorge Hamilton Boeher, da Santa Casa de Porto Alegre.
As primeiras 341 mil doses serão destinadas aos profissionais de saúde, idosos, indígenas, e moradores de lares de longa permanência para idosos.
Em Venâncio Aires a expectativa é iniciar a imunização nesta terça-feira, 19. Uma profissional do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) receberá a primeira dose. Cerca de 400 unidades serão direcionadas ao município. Na região serão 4,4 mil doses nesta primeira etapa.