As inscrições para o Banco de Cadastro Temporário para Contratação Emergencial da Rede Estadual foram abertas no último dia 28 e seguem até 10 de janeiro. O cadastro é destinado a professores, servidores e especialistas da área da Educação. As inscrições ocorrem diretamente pelo site da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
Para Venâncio Aires estão abertas vagas em 27 áreas de conhecimento. No Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação Básica (Ensino Especial); Anos Iniciais e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Vagas no Ensino Médio para Libras (Língua Brasileira de Sinais); Artes, Educação Física, Física, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Ensino Religioso, Matemática, Biologia, Química, Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Para Educação Profissional são: Administração e Economia Rural, Agroindústria, Construções e Instalações Rurais, Criações, Administração, Informática, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho e Zootecnia Geral.
Diante da pandemia e da necessidade de garantir a segurança de professores e servidores no processo de seleção de contratação emergencial, evitando a aglomeração de pessoas, a Seduc está implementando mudanças administrativas. Até o início do ano de 2020, os professores e servidores se inscreviam no site e depois levavam a documentação, que inclui dados pessoais e prova de títulos, diretamente na respectiva Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Agora, o candidato vai se inscrever no site e, ao finalizar a inscrição, vai receber um link no e-mail pessoal com um código de acesso para incluir a documentação de forma totalmente on-line.
Conforme a diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Cleusa Flesch, a iniciativa, elaborada em parceria com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Procergs, vai agilizar o trâmite dos processos e diminuir o tempo de efetivação da contratação.
“Estamos qualificando nosso processo administrativo para garantir agilidade, transparência e a segurança dos nossos professores, especialistas e servidores da Educação. A partir de agora a CRE vai validar a documentação de forma on-line e classificação dos candidatos vai sair diretamente pelo Diário Oficial do Estado”, destaca.
FOTO: AI Governo do Rio Grande do Sul