O Programa de Aprendizagem Profissional Rural foi homenageado na 17ª edição do Prêmio Innovare. Em 2020, 12 práticas foram selecionadas em um universo de 646 inscritos de todo o país e disputaram a final em seis categorias. O resultado foi divulgado em cerimônia virtual, realizada nesta terça-feira, 01 de dezembro, com a participação de ministros do Superior Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Rosa Maria Weber, com a apresentação do jornalista Heraldo Pereira.
Coube ao presidente do Conselho Superior do Innovare, ministro Ayres Britto, divulgar o resultado da Categoria Justiça e Cidadania, ficando o Instituto Crescer Legal com o status de prática homenageada, tratando da “Aprendizagem profissional como alternativa ao combate do trabalho infantil no meio rural”. Das 189 práticas de todo país inscritas na categoria, duas foram selecionadas como finalistas, sendo uma delas a do programa do Instituto, em que aprendizes são contratados e remunerados de acordo com a Lei da Aprendizagem pelas empresas associadas, porém não realizam nenhuma atividade nestas empresas, mas, sim, no âmbito do curso que alia teoria à prática.
“O reconhecimento desse porte, por si só, é um prêmio para o Instituto Crescer Legal, e uma grande honraria. Saber que estamos contribuindo com o jovem do campo e com o futuro do agronegócio do País é motivo de muito orgulho. A indicação é o reconhecimento em nível nacional ao trabalho desenvolvido por toda a equipe do Instituto Crescer Legal, com envolvimento dos parceiros e das empresas de tabaco que apoiam a iniciativa, e demonstra que estamos no caminho certo para atingir os propósitos de ofertar oportunidades aos jovens e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil”, comenta o diretor-presidente da entidade, Iro Schünke.
Conheça as práticas escolhidas como finalistas do Prêmio Innovare 2020
SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi criado em 23 de abril de 2015 com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. Em cinco anos, o Instituto já alcançou a marca de 333 jovens formados em seu curso de Empreendedorismo e Gestão Rural. Em 2020, 141 jovens aprendizes participam do Programa de Aprendizagem Profissional Rural nos municípios de Boqueirão do Leão, Canguçu, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul e Sinimbu. O começo do curso de empreendedorismo e gestão rural em Canguçu foi o marco da expansão geográfica na atuação do Programa de Aprendizagem. Além dos municípios na região central gaúcha, o Instituto passou a beneficiar também jovens do Sul do RS. O novo município atendido fica 230 quilômetros distante da sede do Instituto, em Santa Cruz do Sul. Saiba mais em www.crescerlegal.com.br
CRÉDITO: AI Sinditaco