Serenatas reproduzidas pela Orquestra de Câmara da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) complementaram com muita sonoridade e leveza o lançamento da 17ª Feira do Livro de Venâncio Aires. O espetáculo das cordas, acompanhada pela divulgação de mais um evento literário do município ocorreu na noite desta quarta-feira, 17, na Igreja Evangélica Luterana no centro da cidade.
O público que prestigiou a noite também colaborou com o programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc), ao doar alimentos. Antes do concerto Série Igrejas, sob regência do maestro Leandro Schaefer, os organizadores apresentaram as atrações que irão formar a Feira do Livro, de 1º à 4 de setembro, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir.
Representando o Sesc, Lisiane Camargo da área cultural da unidade local, detalhou as atividades de cada um dos quatro dias. Entre os escritores que vão passar por aqui estão Gustavo Finkler, Marina Colasanti, Chiquinho DiVilas, Luiz Ruffato e o patrono desta edição, Tabajara Ruas, que virá à Venâncio na tarde do sábado, 3, a partir das 16h.
Muito mais
Atrações musicais e teatrais também estão contempladas na programação, com animações da dupla Ana Letra e Capitão Escrita, o espetáculo “A Família Sujo”, o musical “Tãn Tangos”, o show da Orquestra de Venâncio Aires com a banda Maquinados, em tributo aos Beatles. Os parceiros da Feira também realização atividades ao longo do evento.
Esta 17ª edição ainda estará contemplada por 10 livrarias e um ônibus literário, que também comercializará livros. Além disso, uma das principais novidades é a realização em conjunto no Pavilhão, da 6ª Mostra Municipal de Trabalhos Escolares, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Serão pelos menos 55 projetos estudantis, da rede municipal de ensino, expostos no local, para visitação de toda comunidade.
Após essa apresentação, que também teve os pronunciamentos do secretário de Educação, Emerson Henrique, da coordenadora da Unisc campus Venâncio Aires, Andréia Haas e do prefeito Airton Artus, a Orquestra de Câmara da Unisc entrou em cena. No programa, os 14 integrantes profissionais de música, entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixo executaram obras como a Pequena Serenata Noturna K. 525 de Mozart e a Serenata para Cordas do brasileiro Alberto Nepomuceno.
Fotos – Maicon Nieland/ Olá Jornal