A partir da próxima semana, com o mês de setembro, o sistema de coleta do lixo doméstico em Mato Leitão vai mudar. O serviço passa a ser executado pela empresa Transportes Serviços do Vale (TSV), de Progresso, vencedora da licitação pública.
Mais dias de recolhimento na cidade e interior, além da coleta seletiva (materiais recicláveis) são algumas das novidades a partir da próxima quarta-feira, 02 de setembro. O contrato com a TSV (integra o Grupo DRT que atua em 100 municípios gaúchos) será pelo período de 12 meses com possibilidade de prorrogação. Empresas de Passo do Sobrado, Paverama, Progresso e Porto Alegre disputaram a licitação pública para contratação de serviços de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares.
Anualmente são recolhidas na Cidade das Orquídeas cerca de 428 toneladas de lixo. A partir de agora, sempre nas quintas-feiras, ocorrerá também a coleta seletiva, ou seja, somente materiais recicláveis como papel, plástico e metais. A orientação, neste primeiro momento, é no sentido do morador depositar esse material ao lado da lixeira e somente no dia da coleta (quinta-feira). A empresa responsável informou ainda que esse recolhimento será realizado por um caminhão baú, diferente do veículo das coletas convencionais.
Outra mudança envolve o roteiro pelas comunidades do interior que serão atendidas todas as semanas, sempre nas quartas-feiras. O trabalho envolverá a coleta convencional e seletiva.
URBANO
– segunda-feira: coleta convencional
– quinta-feira: coleta seletiva
– sábado: coleta convencional
INTERIOR
– sempre na quarta-feira: coleta convencional e seletiva (material reciclável)
COLETAS
– CONVENCIONAL
Recolhimento de todos e quaisquer resíduos ou detritos apresentados regularmente ou esporadicamente nas vias e logradouros públicos, originários de estabelecimentos públicos, institucionais, de prestação de serviços, comerciais e residenciais
– SELETIVA
Recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados. Materiais: papéis, plásticos, metais.
CRÉDITO: AI Mato Leitão