Câmara de Vereadores promove campanha de doação de sangue

Olá Jornal
junho10/ 2020

A Câmara de Vereadores está trabalhando na campanha “Saia de casa só se for para fazer o bem”, com o objetivo de incentivar a doação de sangue. A ideia é reunir vereadores, servidores e assessores do Poder Legislativo, além de amigos e familiares para um mutirão de doadores. As doações já estão sendo agendadas com o Vital Banco de Sangue.

“Sabemos que nos meses mais frios do ano o número de doações é menor, e neste ano, com a pandemia do novo Coronavírus a situação ficou ainda mais preocupante”, explicou a vereadora Izaura Bergmann Landim (MDB),
que é também a autora da lei que criou a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue, a ser realizada entre os dias 14 e 21 de junho, tendo em vista que no dia 14 de junho se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue.

“Essa campanha é uma forma de sensibilizar os servidores e contribuir com o estoque do banco de sangue, e assim ajudar a salvar vidas”, declarou a presidente do Poder Legislativo, Helena da Rosa (MDB)

Quem pode doar?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos de idade e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Requisitos para doar sangue:
Estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
•       Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem
a doação de sangue.
•       Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
•       Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
•       Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o
tiverem feito antes dos 60 anos.
•       A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem
e de três doações de sangue anuais para as mulher.
•       O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses
para os homens e de três meses para as mulheres.

As doações podem ser agendadas pelo telefone 3741- 7349 ou 99942-5504 ou 99898-0325.

CRÉDITO: AI CMVA
Olá Jornal