O novo Coronavírus (Covid-19) atingiu em cheio a forma de trabalho da sociedade que passa a repensar a forma como vinha atuando até então. Com um terço da população mundial em isolamento, o Dia do Trabalhador de 2020, comemorado mundialmente nesta sexta-feira, 1º de maio, será diferente com empresas fechadas e grande parte da mão de obra mundial em casa. Significa que pelo menos 2,8 bilhões de pessoas vivem sob algum tipo de restrição de circulação para conter o avanço da doença.
A cadeia do vírus desafia a cadeia da produção que teve seu pleno funcionamento abalado e encara mais uma transformação no seu modus operandi. Embora muitas sejam as incertezas, a tendência do home office é uma das apostas dessa nova ordem. É o que aponta o estudo Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo a pesquisa, o novo modelo de trabalho deve crescer 30% após a crise do Coronavírus. O levantamento levou em conta as respostas de tomadores de decisão e gestores de 100 empresas.
É também a aposta da Coordenadora do Pós-Graduação em Gestão de Pessoas, Leticia Arend. “Teremos novos negócios, novas relações de trabalho, o sistema home office veio para ficar. Novos hábitos foram incorporados no nosso dia a dia, principalmente com relação aos cuidados com a nossa saúde e das pessoas próximas”, prevê.
CRIATIVIDADE
Para a especialista, empresas fecharam suas portas achando que logo reabririam e tudo seria como antes, mas não foi o que aconteceu e, por isso, é preciso criar e inovar. “Mais do que nunca a criatividade e inovação são necessárias para superar esta crise em conjunto com a prática da empatia e a capacidade de resiliência. Empresas se reinventaram da noite para o dia, mudaram suas estratégias de negócio. Esta pandemia está mudando nossa forma de trabalho e para quem pensa positivo e vê o lado bom das coisas, com certeza iremos aprender muito”.
Dentro dessa perspectiva, os maiores desafios já enfrentados pelos profissionais serão acentuados como a assimilação de novas tecnologias em todas as áreas e a saber trabalhar com pessoas. Para isso, Leticia destaca a importância de cada trabalhador mostrar o seu diferencial, principalmente em tempos de crise.
OPORTUNIDADE
Apesar do cenário inédito, a professora lembra que as demais prováveis mudanças ainda por vir como automatização dos processos e redução da mão de obra, ocorrem constantemente desde a década de 90, bem como a extinção de processos. Ao mesmo tempo, novas atividades surgirão e serão necessários profissionais o processos para elas, mantendo o que classifica como um ciclo de renovação constante.
“É o momento de todos empreendedores reverem o seu negócio e pensar em novas estratégias diante do atual cenário. Planos devem ser feito a curto prazo. Tem uma frase que tenho repetido muito para alguns empreendedores “Vamos viver um dia de cada vez e dentro da nossa realidade”. Em todas as crises existem 3 coisas: uma data para acabar, novas oportunidades, ensinamentos para nossa vida”.