Com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Soares, o Gestor Giovane Wickert acolheu as demandas dos setores e reforçou que o Município está atento e atuando para manter o equilíbrio também da saúde financeira. A equipe liderada por Soares, finalizou um grande pacote de medidas que serão analisadas juntamente com a entidade antes de ser publicada e efetivamente entrar em vigor.
Wickert destacou que o decreto municipal que definiu pelo fechamento dos comércios na última segunda-feira, 23, e o segundo documento que definiu pelo fechamento das indústrias quinta-feira, 26, são analisados dia a dia pelo comitê de saúde que lidera os trabalhos no combate ao coronavírus. O Prefeito destacou que todas medidas tomadas foram com intuito de prevenir a contaminação, achatar a curva do contágio e conscientizar a população sobre os riscos do não isolamento social.
Paralelo a isto, o Município, reforçou os trabalhos voltados para a saúde e prevenção ao coronavírus. Foi instalado um Centro Respiratório nos Pavilhões São Sebastião Mártir que possui 70 leitos, metade da capacidade atual do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), que atende à população com sintomas respiratórios, além da disponibilização de um tele atendimento de médicos através do 0800 que possibilita que a população tire dúvidas e busque auxílio frente aos problemas ocasionados pelo Covid-19. Nesta semana, em conferência com o Governador, Wickert conquistou mais R$215 mil e ainda quatro novos leitos de UTI e quatro novos aparelhos respiradores para auxiliar nos atendimentos.
Ainda durante esta sexta-feira, o Prefeito se reuniu com um grupo de empresários que também reivindicaram a reabertura do comércio e das indústrias, reforçando os argumentos sobre os 15 dias de paralisação, determinado pelo decreto, que as empresas tiveram uma diminuição significativa na renda e que devido as últimas crises econômicas do país, elas não conseguem ter fluxo de caixa para segurar o período de isolamento necessário. A contabilista Aline Gauer falou em nome dos empresários e agradeceu o Prefeito por receber as lideranças mesmo em um momento tão crítico. Afirmou que a proposta do grupo era de diálogo e apresentou a preocupação com a saúde financeira das empresas e dos comércios. Aline destacou que eles defendem a abertura gradativa com flexibilização dos trabalhos.
Wickert explanou todos os planos municipais de enfrentamento da crise do convid-19 e relatou que juntamente à Caciva iria debater e estudar o plano de retorno das atividades. Na próxima segunda-feira, 30, o assunto será ampliado no debate com os conselheiros do comitê, do qual a Caciva é parte integrante com duas cadeiras, uma representando o comércio e outra a indústria.