Em 2020 Alliance One comemora os 15 anos

Olá Jornal
fevereiro15/ 2020

Constituída em 2005, após fusão dos grupos DIMON Incorporated e Standard Commercial Corporation, que eram representados no Brasil pelas empresas Dimon do Brasil Tabacos e Meridional de Tabacos, a Alliance One Brasil completa 15 anos de fundação no próximo dia 13 de maio. Com mais de 95% de sua produção exportada para os cinco continentes, a companhia estabeleceu-se como uma das maiores fornecedoras para as fabricantes mundiais de cigarros.

As usinas fabris da empresa estão localizadas em Araranguá (SC) e Venâncio Aires (RS). É na capital do chimarrão que a Alliance mantém, também, seu Centro Administrativo e polo logístico em solo gaúcho, com unidades de armazenamento de tabaco cru e manufaturado. Conta ainda com unidades de compra de tabaco e faturamento de insumos nos municípios de Lontras, Canoinhas e Pinhalzinho, em Santa Catarina, e em Rio Azul, no Paraná.

Fernando Limberger, diretor regional para a América do Sul, projeta os próximos anos com foco ainda maior na sustentabilidade da produção – requisito fundamental, segundo o executivo, para manutenção da competitividade do tabaco brasileiro frente ao mercado internacional.

“Com relação à safra em curso, perdas de produtividade foram registradas nas áreas de produção do Rio Grande do Sul, ocasionadas pelo excesso de chuvas no início do desenvolvimento das lavouras, em outubro e início de novembro. Posteriormente, um período de estiagem perdurou até janeiro. Contudo, as chuvas registradas durante o primeiro mês de 2020 amenizaram as perdas em áreas mais tardias. Nas áreas de produção de Santa Catarina e do Paraná teremos safra normal. Sendo assim, a empresa avalia que os volumes produzidos na safra são suficientes para atender a demanda retraída do mercado”, destaca Limberger.

Beneficiamento do tabaco

No dia 10 (segunda-feira), a empresa iniciou o processamento na unidade de Araranguá. Em Venâncio Aires, o start das atividades ocorre na próxima semana, no dia 17. Já a compra do tabaco produzido pelos 16 mil produtores integrados iniciou em janeiro, em todas as unidades. A expectativa é de que ambas as atividades se estendam de acordo com os períodos apresentados nas últimas safras. Anualmente, em todas as unidades, a Alliance gera cerca de 3 mil empregos diretos, considerando profissionais mensalistas, horistas e aprendizes.

Produzir tabaco de qualidade, íntegro e livre de contaminantes é um dos compromissos da empresa. Motivada pelo espírito da inovação que caracteriza sua visão e de forma pioneira, a companhia implantou um moderno equipamento de Raio-X, visando identificar possíveis materiais estranhos ao tabaco. “Desta forma, reconhecemos os produtores que priorizam as boas práticas de produção, separação, armazenamento e transporte do produto”, salienta o gerente industrial da unidade de Venâncio Aires, Mauro Heck.

Investimento em Passo do Sobrado

Com previsão de conclusão em abril, um novo prédio abrigará escritórios, laboratórios de pesquisa, casas de vegetação e auditório para 50 pessoas. Com mil metros quadrados, a estrutura amplia a área construída no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, propriedade de 82 hectares localizada na Rodovia RSC 405, em Passo do Sobrado (RS), e que passa a centralizar as atividades de melhoramento de plantas e produção de sementes de tabaco – antes executadas em Vera Cruz (RS).

A partir do 2º semestre de 2020, a expectativa é que, no pico da safra, cerca de 50 trabalhadores, temporários e permanentes, se somem ao local. Haverá realocações internas e retorno de empregados, além da possibilidade de novas contratações. “Estaremos ainda mais fortes e atuantes em Passo do Sobrado, terra que sempre nos acolheu de forma muito carinhosa, através de nossos produtores integrados, do governo municipal, da circunvizinhança e da comunidade em geral”, ressalta o diretor de Produção da companhia, Claudir Lorencetti.

 

 

Além do novo prédio, a mudança potencializará a utilização das lavouras do Centro, com as atividades de produção de sementes. Referência em inovação e vanguarda tecnológica, a estrutura também sedia a experimentação agrícola e o desenvolvimento de novas técnicas que possam ser implementadas na produção de tabaco pelos agricultores, além de eventos técnicos para colaboradores, clientes e produtores.

O relacionamento com a comunidade de Passo do Sobrado é motivo de orgulho para a empresa. No dia 8 deste mês, uma turma de bombeiros mirins formou-se com apoio da Alliance One. Além desta, outras entidades do município, como a Brigada Militar, também já receberam doações.

Novo logotipo

Preservando cores e aspectos do design original, mas com aparência moderna e alinhada a tendências de comunicação, o novo logotipo da Alliance One representa o momento de transformação e inovação que vive a companhia. “A decisão desta modernização surgiu do desejo de refletir os valores da empresa em inovação, o que também proporcionou uma oportunidade de alinhar nossa comunicação com a identidade visual da Pyxus, nossa holding internacional”, ressalta a gerente de Assuntos Corporativos, Deise Kanitz.

CRÉDITO: AI Alliance One 

Olá Jornal