A geração de empregos em Venâncio Aires para o mês de junho é a pior dos últimos quatro anos e coloca o município fora da lista dos 10 maiores empregadores do RS. Com saldo negativo de 379 vagas, é na indústria da transformação o pior desempenho com 334 postos de trabalho negativos. O motivo é o fim da safra que este ano começou um mês antes e, portanto, influencia os índices mês a mês.
O resultado para o mês de junho não era tão ruim desde 2015, quando a Capital do Chimarrão registrou saldo negativo 519 vagas, sendo 534 na indústria da transformação. De lá pra cá, o saldo em junho sempre foi positivo, mesmo que não passando de 51 empregos. Este foi o melhor saldo geral para o mês, atingido em 2018, sendo 72 vagas na indústria da transformação.
TOP 10
Durante os cinco primeiros meses do ano o município se manteve entre as 10 cidades gaúchas que mais geraram empregos, sendo quatro deles entre o top 5. No ano passado, este período foi maior quando em junho o município ainda estava entre os 10, atingindo seis meses na lista. O número de vagas no ano também é menor em 2019 com saldo de 4.030 empregos contra 4.174 em 2018.
Em maio, com saldo geral de 58 vagas, Venâncio saiu do top 5 e caiu para a nona posição no estado. A indústria da transformação, setor que mais emprega e onde estão as fumageiras, ainda manteve-se positivo com saldo de 94 postos de trabalho, mas distante das 806 vagas que registrava em abril.
Mas é no mês de junho que o cenário muda neste ano e o município volta a um patamar regular de empregabilidade. Os recordes ocorrem tradicionalmente nos primeiros meses do ano devido a safra de tabaco.