Em outubro ocorre uma das maiores feiras de inovação e negócios da América Latina, em Caxias do Sul. A Mercopar ocorre entre os dias 1º e 03 e é promovido pelo Sebrae e a Fiergs. Neste ano a prefeitura de Venâncio Aires quer atrair novos negócios para o município e a proposta é de montar junto a feira um espaço de apresentação do Programa Venâncio Sem Fronteiras. A política local de incentivos industriais é a aposta do Governo Municipal para garantir a vinda de novas empresas ao território local. Com isso, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Nilson Lehmen (MDB), destaca que a Capital do Chimarrão será um dos poucos municípios a participar do evento na serra gaúcha, que nesta 28ª edição terá como tema a indústria 4.0.
“Será uma oportunidade para atrair empresas e novos negócios para o nosso município. Vamos mostrar as possibilidades de áreas industriais, incentivos tributários, subvenções empresariais e aspectos da nossa cidade. Estamos indo com a proposta de fomentar o interesse dos empresários que querem criar novas unidades ou construir novos negócios,” argumenta.
FOMENTAR
Além do espaço da Prefeitura na Mercopar, a secretaria também está estimulando empresas da cidade a integrarem as programações e até expor na feira. Para isso formas de incentivo para ajudar no custeio dos espaços estão sendo avaliadas e negociadas. “Queremos fomentar a participação de empresas venâncio-airenses, e o Município entra com ações de custeio da ida destas empresas para feira. É uma oportunidade de atrair os olhares para cá e buscar novas parcerias para os negócios estabelecidos aqui,” explica Lehmen.
FEIRA
A 28ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial vai abordar a questão da inovação industrial sob a perspectiva do que a indústria tem de necessidade para melhorar a competitividade. Com a união entre a FIERGS e o Sebrae foram ampliadas as expectativas em relação ao evento, que já está com mais de 1,9 mil metros quadrados de área no Centro de Eventos da Festa da Uva vendidos aos expositores. Em 2018, a Mercopar recebeu em torno de 10 mil visitantes e movimentou R$ 54,4 milhões entre rodadas de negócios e atendimentos nos estandes.