Nesta quarta-feira, 10, inicia a campanha de vacinação da gripe 2019. A expectativa é de atingir o público-alvo que inclui gestantes, crianças, idosos, puérperas e portadores de doenças crônicas, entre outros. Nesta primeira etapa a vacinação é voltada aos pequenos de seis meses até as crianças de 5 anos 11 meses e 29 dias e ainda mulheres grávidas.
No dia 22, iniciará a vacinação para as gestantes dos grupos de risco que é formado por pessoas com 60 anos ou mais, puérperas (até 45 dias após o nascimento do bebê), trabalhadores da área da saúde com comprovação, professores com comprovação, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônica, que também precisam apresentar comprovação.
A campanha se estende até 31 de maio e terá o Dia D de vacinação no dia 04 do próximo mês como uma grande ação da Secretaria de Saúde. Conforme a Coordenadora do Setor de Imunologia, arla Lili Müller, a expectativa é atingir a meta dos 90%, já que no ano passado a cobertura ficou em 79,8%. A estimativa de pessoas incluídas nos grupos prioritários para 2019 em Venâncio Aires é de 22.424 pessoas. Ela alerta ainda que os documentos exigidos para a vacinação nos postos serão a carteira de vacinas para registro das doses e as devidas comprovações de cada grupo.
A vacinação será feita em todos os postos de saúde do Município que possuem sala de vacina das 7h30min às 11h e na parte da tarde das 13h15min até as 16h30min. Carla Lili alerta que os usuários que utilizam as unidades sem sala de vacinação devem procurar outros postos ou então ficar atentos aos dias em que haverá a atuação da equipe de imunização específica nas unidades sem atendimento normal.