Uma das atrações da 12ª Exposição Estadual de Orquídeas, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, é a presença do botânico Marcos Antônio Campacci. Natural de São Paulo, o pesquisador estuda a flor símbolo de Mato Leitão desde a década de 80, sendo atualmente editor da série ‘Coletânea de Orquídeas Brasileiras’.
Campacci é convidado especial do Núcleo de Orquidífilos de Venâncio Aires (Nova), Mato Leitão e Passo do Sobrado para uma palestra técnica no sábado à tarde, 8, às 15h. “Vamos abordar diversos aspectos da Laelia purpurata (Brasilaelia purpurata), a principal estrela desta exposição. Sua descoberta, descrição, ocorrência e características”, disse o botânico.
Durante suas pesquisas, ao longo dos anos, Campacci descreveu mais de 100 plantas novas para o Brasil e uma para Colômbia. O botânico é também coordenador de julgamento de exposições oficiais em São Paulo. “Em 1983 descrevi Cattleya tenuis e daí em diante, aprofundei as pesquisas sobre a flor orquídea”, comentou.
A exposição, que conta com total apoio da Prefeitura, oferecerá um total de 60 prêmios para as melhores orquídeas de diversas espécies. Os visitantes poderão também escolher a ‘orquídeas mais popular’. A exposição ocorrerá no ginásio de esportes da Seubv com ingresso liberado.
SAIBA MAIS
Visitação: sexta-feira (07/12) entre 17h e 21h
sábado (08/12) das 9h às 21h
domingo (09/12) 9h às 18h
CRÉDITO: AI Prefeitura de Mato Leitão