A primeira edição da Agrofeira que iniciou nesta quinta-feira, 17, e segue até domingo, 20, oferece diversas opções de produtos para o público. No evento mais de 100 expositores estão presentes com variados tipos de produtos e materiais agrícolas. No artesanato são 12 artesãos que estão com seus produtos expostos, onde o público encontra
materiais de crochê, cuias personalizadas, enfeites e laços para cabelo.
De acordo com o artesão Edeilson Cananea, a Agrofeira irá divulgar os produtos de todos os artesãos que estão presentes. “Além de divulgar, acredito que a feira irá trazer bastante retorno para os artesãos. As pessoas na maioria das vezes querem levar uma lembrancinha e o artesanato oferece muitas opções de produtos e com bastante variação
nos preços”, explica Cananea.
Para a Supervisora Administrativa da Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), Carine Larsen, estar participando da feira é uma conquista. “É a nossa vitrine, um momento onde somos também a atração do evento e podemos apresentar nossos produtores da cooperativa e conhecer o público do município”, afirma.
Estão presentes na feira 19 Agroindústrias Familiares associadas a Cooprova, no total 29 estão participando do evento que estão expondo produtos dos mais variados tipos entre eles, sucos, embutidos e laticínios.
Segundo a produtora da agroindústria “Coutinho Conservas” Marilene Coutinho, a expectativa para o evento é muito boa. “Ter a participação das agroindústria neste evento é uma forma de valorizar nós produtores que produzimos,
embalamos e vendemos nossos produtos”, justifica.
A Agrofeira é organizada pela Secretaria de Agricultura, EMATER/ASCAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e a Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) também possui exposições de plantas, sementes, maquinários agrícolas e animais.
JOVEM NO CAMPO
Conforme a embaixatriz da Agrofeira, Fernanda Frey e produtora rural, o evento é uma forma de mostrar que os produtores também possuem visibilidade. “É uma forma de aproximar a cidade e o campo e auxiliar no desenvolvimento dos produtores. Além disso, é possível mostrar para os jovens que é possível viver no interior e se manter economicamente também”.
Já para a estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, Helem Koop, feiras voltadas para produtos agrícolas é um incentivo para todos os produtores. ”Meus pais trabalham com a agricultura e acredito que o meu incentivo encontrei na escola, onde trabalhamos e estudamos para o desenvolvimento e a permanência na agricultura. E é isso que falta para os jovens continuarem no interior”, explica Helem.
PROGRAMAÇÃO
Sábado – 19 de maio
9h – Abertura do Parque do Chimarrão
9h – Início da avaliação dos animais da Raça Holandesa – Pista de Julgamento
9h45min – Apresentação do Coral Municipal – Palco principal
10h30min – Escolha da Rainha Municipal da Melhor Idade
13h – Início da avaliação dos animais da Raça Jersey – Pista de Julgamento
13h – Início do baile da melhor idade – Animação Banda Asa Branca Programa Sábado
Alegre – Palco principal
15h30min – Grande campeonato da Raça Holandesa e Raça Jersey – Pista de Julgamento
17h – Palestra – Nutrição de pássaros, alimentação x nutrição – Cova – Palestrante: César Pio – Palco principal
Domingo – 20 de maio
9h – Abertura do Parque do Chimarrão
10h – Inscrição para o vale-sêmen – Palco principal
11h – Entrega da premiação da exposição do gado leiteiro – Palco principal
14h – Demonstração prática sobre características morfológicas e preparo de ovinos
para exposições – Cabanha Chanfro Negro/Venâncio Aires – Pista de Julgamento
15h – Apresentação do grupo de danças do CTG Tiarayú de Porto alegre – Grande
campeão do Enart 2016
16h – Entrega da premiação dos sorteios para os visitantes da feira – Palco principal