O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) tem papel fundamental para o crescimento do Município. Ontem, 17, no encontro alusivo aos 127 anos da Capital Nacional do Chimarrão, os conselheiros apontaram melhorias e debateram as mudanças pela qual a cidade já passou nestes 16 meses. O encontro, que ocorreu no Gabinete do Prefeito no Parque do Chimarrão foi também um momento de troca de experiências.
Para o gestor o CDES tem papel fundamental e competências para opinar, contribuir, assessorar e apreciar as propostas de políticas públicas de desenvolvimento de Venâncio Aires. “Nosso encontro é para ouvir vocês, queremos ouvir ideias, criticas e sugestões. O Conselho é um órgão que queremos que caminhe paralelo ao nosso Governo e por isso queremos que o grupo possa ter mais encontros, mais debates mesmo sem a presença do Prefeito e Vice. O CDES é uma política de estado”, afirmou Wickert ao sugerir eleger um dos conselheiros como coordenador do grupo.
Em mais de duas horas de encontro, os conselheiros trocaram ideias sobre segurança pública, investimento em políticas públicas de crescimento debatendo o programa “Venâncio Para Todos”. O Presidente da Caciva, Vilmar de Oliveira, destacou que a empresa não vive de benefícios do poder público, mas que precisa de políticas voltadas a geração de emprego, renda e que fortaleça o comércio e os serviços. “Entendo que o momento é muito difícil para a Administração Municipal mas temos que levar em consideração a escassez de recursos. Sabemos dos compromissos da Administração e acreditamos que unidos podemos auxiliar no desenvolvimento de todos”.
Entre as diversas sugestões estão mais apoio para a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (COOPROVA), trabalhar o potencial de consumo do Município; criar um berçário industrial; reorganizar e reativar a Expometal; elaborar um plano de empreendedorismo local; investir mais em turismo entre outras propostas. O grupo ainda destacou os pontos positivos da Gestão Pública pontuando o diálogo, a humanidade, o planejamento na Administração e a criação de eventos para fomentar os setores como iniciativas que mudaram a cidade e a forma de gerir a Capital do Chimarrão.
O CDES foi reinstituído pelo prefeito Giovane Wickert em 2017 e reúne cerca de 40 lideranças entre presidentes de instituições, organizações, secretários municipais, representantes de órgãos de educação, segurança e estatais.
CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA