Wickert busca apoio para abrir financiamentos internacionais aos pequenos municípios

Olá Jornal
abril20/ 2018

Líder do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE) e da Agência Gaúcha dos Consórcios Públicos (AGCONP), Giovane Wickert tem o apoio da Senadora Ana Amélia Lemos (PP) na busca pelo apoio a PDS 199 / 2013 de autoria do Senador Walter Pinheiro que suspende norma do Poder Executivo que impede municípios com menos de 100 mil habitantes de contratar operação de crédito externo com aval da União. Nesta semana em Brasília, Wickert esteve no Plenário da Câmara junto com a Senadora para retirar a limitação imposta pela Resolução nº 294/2006, editada pela Comissão de Financiamento Externos (Cofiex), vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. 

Desde que iniciou a liderança do CISVALE, o Gestor Venâncio-airense trabalha nesta suspensão para possibilitar que os Municípios com menos de 100 mil habitantes consigam alcançar os empréstimos financeiros internacionais e assim também conquistarem crescimento e desenvolvimento através deste apoio de bancos estrangeiros. Com apoio da Senadora, Wickert recebeu a sinalização do Presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB) de que este tema, que tramita há quase cinco anos, voltará  para a pauta da casa na próxima semana. “Este é um importante avanço que conseguimos, já que para os pequenos municípios conseguirem desenvolver em infraestrutura e assim gerar mais economia é preciso conquistar financiamentos e os internacionais são os que mais aceleram o crescimento das cidades com mais de 100 mil habitantes”, disse Wickert. 

No início do ano, Wickert e o Presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) entregaram o pedido para que a pauta retornasse ao debate dos Senadores durante a Assembleia de Verão da entidade que ocorreu em Torres, no litoral norte. A proposta é que os Municípios possam também acessar os financiamentos através dos Consórcios. 

 

Crédito:Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing PMVA

Olá Jornal