O Grêmio jogou com autoridade, neste domingo, e venceu o Brasil de Pelotas para ser coroado campeão gaúcho em 2018. A redenção veio oito anos depois do último título estadual, com a assinatura de Renato Portaluppi e do timaço que já coleciona títulos. A goleada de 3 a 0 definiu a 37ª conquista do Tricolor no Gauchão, com um saldo poderoso para levantar a taça.
Como se esperava, o duelo começou disputado, com ambas equipes criando oportunidades. Mas foi na etapa complementar que a história mudou. Logo no início, Leandro Leite, que já havia recebido um cartão amarelo no primeiro tempo, foi expulso por cometer uma falta em Jael.
A partir daí, a superioridade gremista prevaleceu. Enquanto os donos da casa passaram a jogar retrancados, os gremistas atacaram. Aos 36 minutos, na sua primeira oportunidade após ocupar o lugar de Luan na partida, Cícero foi certeiro – Léo Moura acionou Thonny Anderson, que cruzou para o meia. De carrinho, em posição legal, estufou as redes de Marcelo Pitol.
Não demorou muito e aos 40’, para abrilhantar ainda mais o título Gaúcho que se aproximava, Alisson marcou um golaço. O atacante dominou, puxou pra perna direita e mandou no ângulo.
E não bastavam dois. Aos 44’, Maicon fez um grande lançamento para Léo Moura, que recebeu na área, e deslocou Marcelo Pitol, assinando o terceiro, coroando a campanha tricolor como a melhor hoje no Gauchão.
De visto inicialmente como possível rebaixado, agora o time com o melhor futebol ergue a taça de Campeão Gaúcho de 2018.