Como parte de seu compromisso com a sustentabilidade, a empresa promove em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e o município de Vera Cruz o projeto “Protetor das Águas”. O objetivo dessa iniciativa é garantir a preservação dos recursos hídricos mediante o pagamento a 63 agricultores por serviços ambientais de proteção das nascentes e margens de rios localizados em suas propriedades rurais, no município de Vera Cruz.
A utilização de recursos naturais tem ganhado destaque nas ações promovidas pela empresa. Durante o 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, no mês de março, a empresa se tornou a primeira fábrica no Brasil e na América Latina a receber a certificação concedida pela Alliance for Water Stewardship (AWS).
A certificação leva em conta não apenas o uso racional da água nos processos internos da fábrica, mas também as iniciativas que a empresa mantém junto à comunidade, incluindo a preservação das bacias hidrográficas e as necessidades da comunidade do entorno.
“Na fábrica da PMB em Santa Cruz do Sul, as ações para promover o uso sustentável já reduziram em mais de 30% o volume de água utilizado para a fabricação de cigarros entre 2010 e 2017. A partir de agora, em parceria com os produtores de tabaco, conseguiremos ampliar essa iniciativa, em benefício da preservação de um recurso tão importante para a vida das atuais e das futuras gerações”, destaca Alejandro Okroglic, diretor de Operações da Philip Morris Brasil.