A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) completa neste sábado, dia 17 de março, 56 anos de atividades. No início da década de 60, a comunidade santa-cruzense se mobilizou e uniu esforços para implantar o ensino superior na região. Assim, em março de 1962, era fundada a Apesc, Instituição sem fins lucrativos, integrada por representações da comunidade: entidades escolares e religiosas, associações empresariais e profissionais, sindicatos, empresas de comunicação e clubes de serviço.
O engajamento da Apesc com a sociedade, atualmente, se concretiza por meio das ações desenvolvidas por suas quatro mantidas: a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Escola de Educação Básica Educar-se, o Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) e o Hospital Santa Cruz (HSC), buscando sempre direcionar seus esforços para o desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo e das demais áreas onde está inserida.
Em junho de 1993, a Universidade de Santa Cruz do Sul foi reconhecida, concretizando-se, assim, a grande meta da Apesc com relação ao ensino superior na região. Hoje, a Unisc conta com mais de 11 mil alunos, não só em Santa Cruz do Sul, mas em Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires, oferecendo 60 cursos de graduação, dezenas de especializações, oito mestrados e cinco doutorados.
Em 2003, a Apesc passou a atuar também na área da saúde, com a aquisição do Hospital Santa Cruz, maior casa de saúde da região. Sempre atenta ao seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, orgulha-se de ser uma entidade comunitária de referência nacional, graças à alta qualidade, confiabilidade e responsabilidade social de suas ações, traduzidas nas práticas de suas mantidas.
A presidente da Apesc e reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, lembra que a Instituição enfrentou dificuldades, mas manteve um crescimento contínuo, superando as expectativas do momento de sua criação. Dessa forma, salienta que comemorar 56 anos é motivo de grande orgulho para todos que trabalharam e trabalham pela Associação, bem como para a comunidade santa-cruzense e gaúcha.
“Por toda essa trajetória de superação e de conquistas, a entidade muito tem a agradecer a todos que fizeram e fazem parte dessa história e, singelamente, manifesta o reconhecimento a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, colaboraram para a sua consolidação”, enfatiza.