Mato Leitão mantém a tradição dos Ternos de Reis. Neste sábado, 06 de janeiro, a Administração promove o vigésimo terceiro encontro municipal de grupos de vários municípios da região.
O evento começa às 20h30min defronte à Igreja Matriz Santa Inês. O Terno de Reis é uma das manifestações folclóricas mais conhecidas e celebrados até os dias atuais em vários municípios. O encontro de Mato Leitão é o primeiro grande evento do novo ano com a expectativa de reunir um grande público, a exemplo do que ocorreu no ano passado.
As inscrições de grupos seguem abertas na Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação ou até momentos antes do início das apresentações. Todos os ternos que participarem do evento participarão do sorteio de um violão.
HISTÓRIA
O Terno de Reis surgiu em Portugal e foi trazido ao Brasil no início de sua colonização pelos imigrantes açorianos e portugueses. Celebrada entre o dia 24 de dezembro ao dia 06 de janeiro (Dia de Santos Reis), essa manifestação faz alusão ao nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao presépio em Belém, através de grupos de cantoria, alguns com danças e apresentações teatrais que vão de casa em casa anunciando o Natal.
Em termos musicais, os instrumentos usados nas cantorias são praticamente os mesmos da música sertaneja: o violão, a viola, a gaita, tambor e o violino (conhecido também por rabeca), podendo variar de um grupo para o outro.
EVENTOS DE JANEIRO
– 06: 23º Encontro Municipal de Terno de Reis
– 13: Baile de Kerb da Seubv
– 14: festa anual dos sócios da Assocerba de Sampaio Baixo
– 21: missa da padroeira Santa Inês com almoço