Reitora da Unisc quer fortalecer relacionamento com a comunidade

Olá Jornal
novembro11/ 2017

A nova gestão de Carmen Lúcia de Lima Helfer a frente da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) será de aproximar ainda mais a instituição das comunidades onde atua. Assim definiu a professora que entra na sua segunda gestão, até 2021. Com 89,14% dos votos a favor, ela foi reeleita reitora, após o pleito com a chapa única ‘Você no centro de tudo’.

Por ser uma universidade comunitária, a reitora considera com o principal desafio fortalecer esse relacionamento. “Para a Unisc crescer temos que um forte relacionamento com a comunidade que é a nossa raiz”, avalia. Além disso, a promoção do acesso e a manutenção do aluno na instituição também é elencada devido as restrições do financiamento estudantil. “Vimos que o financiamento estudantil é um importante instrumento de fazer com que o aluno ingresse na universidade, o Fies nos mostrou isso. Por isso, voltamos a ofertar o CrediUnisc e faremos o aprimoramento do Fies internamente”, afirma.

Para Carmen, a vitória significa satisfação e qualidade dos processos educativos e administrativos. Acredita que, por se tratar se chapa única em reeleição, o pleito antes de mais nada representa uma avaliação do que está sendo feito. “Legitima, apóia e nos dá força para continuar o projeto.”

VENÂNCIO
Em relação ao campus de Venâncio Aires, a reitora acredita que o fato de o vice-reitor, Rafael Henn, ser do município dará dimensão maior da Unisc na vida comunitária de Venâncio. Ressaltou que até 2020 está projeta a implantação de oito novos cursos voltados para o desenvolvimento do município. “Temos as melhores intenções de continuar em Venâncio Aires. Quero agradecer ao município que nos prestigia e principalmente a equipe do campus, alunos e funcionários que nos apoiaram”.

CHAPA
Além de Carmen, integram a chapa vencedora os professores Rafael Frederico Henn (vice-reitor), Andréia Rosane de Moura Valim (pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação), Angelo Hoff (pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias), Dorivaldo Brites de Oliveira (pró-reitor de Administração), Elenor José Schneider (pró-reitor de Graduação) e Marcelino Hoppe (pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional).
O anúncio foi feito pela Comissão Eleitoral Central na madrugada desta quinta-feira, 09 de novembro. Os votos contra totalizaram 10,86%. O escrutínio iniciou por volta das 21h30min de quarta-feira, no anfiteatro do bloco 18 da instituição, e foi aberto ao público.

VOTOS
A chapa única obteve a aprovação de 34,82% dos estudantes; 35,34% dos docentes; 9,13% dos técnicos administrativos; e 9,84% dos membros da Assembleia Geral Comunitária da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). “Seguiremos imbuídos do propósito de fazer mais. Pelos alunos, pelos professores e pelos funcionários. Pela comunidade da região que carateriza a Unisc como comunitária. Muito obrigada”, ressaltou a reitora após o resultado da votação.

O pleito eleitoral, realizado de 06 a 08 de novembro, ocorreu de forma tranquila. O voto foi facultativo e teve peso de 40% para os estudantes, 40% para os docentes, 10% para os técnicos administrativos e 10% para os membros da Assembleia da Apesc. A cerimônia de posse dos eleitos ocorrerá em dezembro e os cargos serão assumidos oficialmente em janeiro de 2018.

Olá Jornal