O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) está com inscrições abertas para 1.425 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio e 859 vagas para cursos subsequentes ao ensino médio. Na modalidade integrada, os alunos cursam o médio e o técnico ao mesmo tempo. Já a modalidade subsequente é destinada a candidatos que já possuem o ensino médio e pretendem obter um diploma profissional. Para Venâncio Aires são 160 vagas em cursos profissionalizantes.
São 13 cidades com vagas abertas: Pelotas, Sapucaia do Sul, Charqueadas, Passo Fundo, Santana do Livramento, Camaquã, Bagé, Venâncio Aires, Sapiranga, Jaguarão, Gravataí, Lajeado e Novo Hamburgo.
A seleção será feita por meio de uma prova, marcada para o dia 10 de dezembro. As inscrições são totalmente gratuitas e devem ser realizadas até o dia 13 de novembro, pelo site do Instituto Federal, através do link: http://processoseletivo.ifsul.edu.br/vestibular-de-verao-2018. Vale ressaltar que o candidato deverá confirmar sua inscrição no período de 14 a 19 de novembro, para que sua inscrição seja homologada.
De acordo com o edital, 50% das vagas de cada curso serão destinadas a alunos egressos de Escolas Públicas. Dentro desse critério, há divisão por renda e reserva para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e para pessoas com deficiência.
Assim sendo, para concorrer pela Reserva de Vagas para egressos de Escolas Públicas, na modalidade integrada, os candidatos devem ter cursado o Ensino Fundamental no sistema público de ensino. Já na modalidade subsequente, devem ter cursado o Ensino Fundamental e Médio no sistema público de ensino. Os 50% restantes são abertos para ampla concorrência.
Todas as informações do processo seletivo (editais, conteúdo programático, vestibulares anteriores, comunicados, orientações) encontram-se no site do IFSul: www.ifsul.edu.br ou no link: http://processoseletivo.ifsul.edu.br/
As aulas terão início no primeiro semestre de 2018. Convém lembrar que o Instituto Federal Sul-rio-grandense é uma instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade, integrante da Rede Federal de Educação Tecnológica.