A Associação Internacional de Produtores de Tabaco (ITGA- sigla em inglês) terá encontro anual nos dias 16 e 17, na Grécia. O evento reúne os 24 países produtores para apresentação de números das safras, palestras técnicas, sobre legislação e novas restrições ao setor.
O presidente da Afubra, Benício Werner, participa do evento onde também será feita uma prestação de contas da entidade internacional aos seus membros. “É uma oportunidade para que possamos nos unir e nos articular”, afirma.
Cada país faz o seu relato sobre o cenário em cada uma das nações. Conforme Werner, o Brasil vai apresentar os números de produção da última safra, dados sobre consumo de cigarro e as atividades desenvolvidas na diversificação e apoio ao setor.
A partir daí, cada país pode se organizar em relação a produção e demais assuntos, atendendo ao interesse coletivo.
No Brasil, a safra 2017/18 tem projeção de produção de 684.948 mil toneladas, uma redução de 2,97% em relação a safra passada que chegou a 705.930 mil toneladas.
EXPECTATIVA
O presidente da Afubra acredita que nesta safra o preço pago pelo produto seja melhor devido a expectativa de maior equilíbrio no início da comercialização. “Na safra passada houve uma quebra geral na África o que elevou o preço no Brasil que, em certo momento, não conseguiu mais cumprir essa demanda”, explica.
Werner revela que o custo de produção está em fase final de levantamento, com a última etapa prevista para ser concluída na segunda quinzena de outubro. “A partir daí teremos uma noção real do preço”.