O IX Fórum Internacional de Educação e XIII Fórum Nacional de Educação em Venâncio Aires encerrou de uma maneira inesperada na manhã deste sábado, 13. A organização do evento na Sova precisou pensar rápido, após a conferencista Emília Cipriano de São Paulo perder o voo na noite de sexta-feira, 12, quando viria à Capital do Chimarrão.
Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Alice Theis, a professora doutora não conseguiu embarcar no aeroporto após ficar presa no trânsito devido a um acidente e chegar com 2min de atraso no aeroporto. Outras alternativas de voo foram trabalhadas, porém, que poderia atrasar o início da conferência.
Tendo palestrado na noite de sexta-feira, 12, o pai Vasco e o filho Gustavo Moretto ficaram hospedados em Venâncio Aires e após contato com a dupla, o convite de retornar ao palco do Fórum foi aceito, salvando assim a manhã de sábado, 13. Os dois se dividiram na apresentação e assim a primeira parte foi dedicada as falas de Vasco Moretto e no segundo momento com Gustavo.
A programação ainda teve antes da conferência, apresentações artísticas. Primeiro o professor de música, Paulo Schonarth interpretou canções ao lado das meninas Stefani e Eliana. Depois, em alusão ao 13 de maio, que é o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, foi apresentado pela ONG Alphorria o poema musicado com instrumentos da capoeira, “Dia Seguinte” de autoria de Adriano Conceição. O ativista subiu ao palco ao lado de Pablo Cristovan da Silva. O trabalho é uma crítica a data, uma vez que a abolição deixou os escravos a beira da sociedade, abandonados pelas ruas.
Na conferência que fechou o Fórum, entre os assuntos abordados esteve a forma como o aluno aprende. Segundo Vasco Moretto, o aprendizado depende do modelo, que precisa ser mudado em seu modelo pedagógico.
Na forma tradicional, o professor repassa o conteúdo ao aluno e nas avaliações ele devolve isso, ou seja, um copiar e repetir. No modelo atual existe uma construção interativa do conhecimento, entre docente e estudante. O professor tem o papel de mediador, que provoca a interação.
Moretto ainda destacou no ambiente de ensino existe a concepção prévia, onde o professor busca saber o que o aluno já conhece, e em seguida tenta angorá-lo nessa linguagem. Na concepção escolar, acontece o repasse do que o educandário e a comunidade sabem.
Foto: Maicon Nieland – Olá Jornal