A bergamota, fruta típica do inverno gaúcho, volta ao cenário do turismo na Capital Nacional do Chimarrão. A adaptação da expressão popular lagartear, usada para o hábito de comer bergamotas ao sol, para bergamotear, foi apresentada no ano passado pela coordenadora do Departamento de Turismo, Angelica Diefenthäler, idealizadora de proposta semelhante durante sua gestão na pasta do turismo no Município de Arroio do Meio. Da ideia, nasceu o 1º “Bergamoteando de Inverno”, ocorrido em 30 de julho passado, em Vila Deodoro, atraindo diversos visitantes.
A edição deste ano vem com inovações – de evento de um dia para projeto piloto de colheita de bergamota no sistema colhe-pague. O 2º Bergamoteando está agendado para 27 de maio, integrando a programação do Mês de Aniversário de 127 anos do Município, a partir das 14h, no Mirante Lauro Erdmann e na Figueira Centenária, com o lançamento do projeto que prevê a colheita paga em propriedades rurais cadastradas, nos finais de semana do mês de junho.
Para tratar sobre o projeto, estiveram reunidos na manhã de ontem, quarta-feira, 25, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) a Coordenadora de Turismo e os Técnicos da Emater, com produtores interessados em preparar suas propriedades para o turismo rural.
Produtores interessados em participar do projeto devem se cadastrar até 02 de maio, no Departamento de Turismo. As propriedades serão identificadas e permitirão a visitação em finais de semana, em horários pré-determinados, para colheita de bergamota e frutas da época. “Um hábito que parece tão comum para uns é uma vivência diferente para outros”, salienta Angelica, que busca alinhar a oferta turística no município com o perfil atual do visitante.
“Sabe-se que a tendência são os passeios familiares de final de semana, de carro ou em pequenos grupos, que buscam atrativos além da contemplação, pois o turista quer experimentar e participar, de alguma forma, de novas e motivadoras experiências”, comenta a Coordenadora. O projeto ocorre em parceria da Administração Municipal, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Emater, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo.