A Feira do Livro de Venâncio Aires chega a sua 25ª edição a partir do dia 29 de agosto e segue até 1º de setembro. Serão 10 bancas de livreiros que realizarão a vendas das obras literárias. Metade serão de empresas da Capital do Chimarrão. O volume de espaços voltados à comercialização é ponto de destaque da organização, apontando evolução ao longo da história do evento literário venâncio-airense. A programação ocorre no Parque Municipal do Chimarrão.
Conforme a diretora do Sesc, Diane Lacerda Araújo, a evolução no número de bancas com sede em Venâncio Aires demonstram o crescimento no mercado literário ao longo da história do evento. “Hoje nós temos dez livreiros, eles se esforçam para vir, para participar dentro da Feira do Livro de Venâncio Aires, porque eles vendem, eles conseguem comercializar livros, então são dez livreiros com uma liquidez nas suas vendas e cinco destas são livrarias locais.”
O tema deste ano da feira “(Re) Construindo histórias e memórias”, busca também lembrar os episódios climáticos vivenciados no estado ao longo de maio. “A feira poderia facilmente ser cancelada, mas essas mãos, o conselho municipal, a secretaria de cultura e esporte, a administração, e o Sesc também com as suas demandas e seu incentivo, buscamos formas de se apoiar e desenvolver esse tipo de realização. Nós ficamos felizes em poder contribuir. Poderia não acontecer, mas está acontecendo e é nessa temática de reconstrução mesmo,” destaca Diane.
ATRAÇÕES
O evento vai contar com três peças teatrais já confirmadas, com apresentações gratuitas para o público. Aventuras na Biblioteca, que se apresenta em duas edições no primeiro dia de evento, às 9h30min e 15h; Oh de Casa, no segundo dia, às 16h; e no terceiro dia a população confere a atração teatral Cadê o Circo?, às 15h30min.
PATRONA
A escritora, contadora de histórias e pedagoga, Eleonora Medeiros será a patrona da 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires. Ela é autora de dez livros, entre eles “Uma colcha para cobrir o mundo”. Ela foi finalista do Prêmio Minuano de Literatura 2020 e ganhou Prêmio “Melhor Livro do Ano – Literatura Infantil AGES” em 2021, e participa de inúmeros eventos literários no Brasil e na América Latina.
MOMPI
Já a Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação terá apresentação dos projetos do Ensino Fundamental (anos iniciais, finais e Educação de Jovens e Adultos). Na quinta-feira, 29, a partir das 17h30min, ocorre a premiação dos projetos na categoria Educação Infantil. Na sexta-feira, 30, a partir das 14h, ocorre a premiação da categoria Ensino Fundamental. Os selecionados são credenciados a participar da Mostratec Júnior, considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.