
A A 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) retoma nesta quarta-feira, 07 de maio, a sua programação no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. Após um primeiro final de semana de intensa movimentação, que atraiu cerca de 50 mil visitantes, a segunda etapa do evento segue até o domingo, 11 de maio, com expectativa de público ainda maior e atrações para todos os gostos.
O presidente da festa, Vilmar de Oliveira, celebrou os resultados dos primeiros dias e reforçou o compromisso da organização em proporcionar uma experiência ainda melhor ao público. “A avaliação é muito positiva. Isso mostra a grandeza da festa. Acho que entendemos que o pessoal atendeu ao nosso chamamento e veio ao parque. Agora, entre segunda e terça, estamos reunindo todas as comissões para avaliar o que pode ser melhorado. A gente tem sempre a convicção de que há espaço para evoluir”, destaca.
Entre os pontos em análise, Oliveira citou melhorias na logística de entrada do público, como acessos ao estacionamento e bilheterias, com o objetivo de tornar o fluxo mais ágil e confortável. “Queremos que as pessoas tenham facilidade para entrar no parque. Estamos atentos a isso e buscando soluções”, afirma.
SHOW NACIONAL
Um dos momentos mais aguardados da segunda etapa é o show nacional do grupo Raça Negra, marcado para o Ginásio Poliesportivo. A venda antecipada de ingressos já indica um dos maiores públicos dos últimos anos. “É atípico o número de ingressos vendidos com tanta antecedência. Normalmente, os shows nacionais têm maior procura nos últimos dois dias. Agora, temos uma venda constante há quase um mês. A expectativa é de recorde”, projeta Oliveira.
Além do show, a programação segue com o tradicional rodeio crioulo, que atrai centenas de competidores e apreciadores da cultura gaúcha. O parque também abriga três palcos fixos, que recebem artistas locais, regionais e atrações culturais durante todos os dias do evento. “Os shows têm agradado muito. Tanto o Lonão quanto o Parque Gastronômico têm recebido grande público durante as apresentações. Conseguimos construir uma programação que conversa com diversos públicos”, disse o presidente.
SÍMBOLO DO RS
Como não poderia faltar, o chimarrão é o grande protagonista da Fenachim. Nos primeiros quatro dias de evento, mais de 800 quilos de erva-mate foram utilizados pela Escola do Chimarrão para preparar e distribuir, gratuitamente, cerca de 4 mil chimarrões ao público. A ação, além de valorizar a bebida típica, promove uma verdadeira imersão na cultura do Rio Grande do Sul.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer também teve papel de destaque ao comercializar 1,2 tonelada de erva-mate, em parceria com as ervateiras locais Elacy e Madrugada Alimentos. Somando todas as iniciativas, foram movimentadas duas toneladas da erva-mate somente nos primeiros quatro dias de Fenachim.
O espaço do Chimarródromo passou por reformulações neste ano, com a retirada do palco para dar lugar a uma ambientação mais ampla e temática. “Essa foi uma decisão acertada. Ampliamos o espaço para o chimarrão e para que as pessoas possam se acomodar melhor. Apostamos numa decoração voltada à cultura da erva-mate, reforçando o papel central da bebida na nossa identidade”, afirma Vilmar de Oliveira.