Wickert recebe Caciva e entidade solicita flexibilização do comércio e da indústria

Olá Jornal
março27/ 2020
Na tarde desta sexta-feira, 27, o Prefeito Giovane Wickert e representantes da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), se reuniram para discutir sobre a reabertura do comércio e das indústrias. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete, e o assunto discorreu sobre o início das atividades dos setores comerciais.
Representada pelo Presidente Vilmar de Oliveira, a Caciva defendeu o retorno do funcionamento tanto das lojas quanto das empresas que não se enquadram nos serviços essenciais. A entidade enfatizou que entende a necessidade urgente da saúde no Município frente a pandemia, porém, se coloca à disposição para interceder junto aos empresários e comerciários para que a retomada seja gradativa com todos os cuidados de segurança sanitária precisos.

Com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Soares, o Gestor Giovane Wickert acolheu as demandas dos setores e reforçou que o Município está atento e atuando para manter o equilíbrio também da saúde financeira. A equipe liderada por Soares, finalizou um grande pacote de medidas que serão analisadas juntamente com a entidade antes de ser publicada e efetivamente entrar em vigor.

Wickert destacou que o decreto municipal que definiu pelo fechamento dos comércios na última segunda-feira, 23, e o segundo documento que definiu pelo fechamento das indústrias quinta-feira, 26, são analisados dia a dia pelo comitê de saúde que lidera os trabalhos no combate ao coronavírus. O Prefeito destacou que todas medidas tomadas foram com intuito de prevenir a contaminação, achatar a curva do contágio e conscientizar a população sobre os riscos do não isolamento social.

Paralelo a isto, o Município, reforçou os trabalhos voltados para a saúde e prevenção ao coronavírus. Foi instalado um Centro Respiratório nos Pavilhões São Sebastião Mártir que possui 70 leitos, metade da capacidade atual do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), que atende à população com sintomas respiratórios, além da disponibilização de um tele atendimento de médicos através do 0800 que possibilita que a população tire dúvidas e busque auxílio frente aos problemas ocasionados pelo Covid-19. Nesta semana, em conferência com o Governador, Wickert conquistou mais R$215 mil e ainda quatro novos leitos de UTI e quatro novos aparelhos respiradores para auxiliar nos atendimentos.

O Prefeito parabenizou a Caciva por estar atenta e preocupada com as questões sanitárias, destacou a importância do pedido feito pela entidade e afirmou que a equipe técnica estuda a solicitação, conjuntamente com as novas orientações ocorridas nos Governos Federal e Estadual, e confirmou que na próxima segunda-feira fará novos encaminhamentos. “Estamos preocupados tanto quanto vocês com todas as dificuldades que se apresentam logo adiante. Sabemos que as empresas e os comércios necessitam retomar suas atividades, nós também gostaríamos de normalizar todos os atendimentos da Prefeitura ao nosso cidadão. Mas precisamos ser cautelosos, fazer diariamente avaliações dos caminhos que tomamos para não errarmos na dosagem nem para um lado nem para o outro. Precisamos salvar vidas, garantir que nosso sistema de saúde não entre em colapso, que não vivenciamos casos como a cidade de Milão na Itália que não tomou medida nenhuma de isolamento social e hoje chora seus mais de 4,4 mil cidadãos mortos pelo coronavírus. É uma situação triste onde precisamos ter firmeza nas ações em conjunto com as entidades e com a nossa população para que Venâncio Aires consiga passar por esta crise da forma mais segura possível”.

Ainda durante esta sexta-feira, o Prefeito se reuniu com um grupo de empresários que também reivindicaram a reabertura do comércio e das indústrias, reforçando os argumentos sobre os 15 dias de paralisação, determinado pelo decreto, que as empresas tiveram uma diminuição significativa na renda e que devido as últimas crises econômicas do país, elas não conseguem ter fluxo de caixa para segurar o período de isolamento necessário. A contabilista Aline Gauer falou em nome dos empresários e agradeceu o Prefeito por receber as lideranças mesmo em um momento tão crítico. Afirmou que a proposta do grupo era de diálogo e apresentou a preocupação com a saúde financeira das empresas e dos comércios. Aline destacou que eles defendem a abertura gradativa com flexibilização dos trabalhos.

Wickert explanou todos os planos municipais de enfrentamento da crise do convid-19 e relatou que juntamente à Caciva iria debater e estudar o plano de retorno das atividades. Na próxima segunda-feira, 30, o assunto será ampliado no debate com os conselheiros do comitê, do qual a Caciva é parte integrante com duas cadeiras, uma representando o comércio e outra a indústria.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA
Olá Jornal