Wickert participa de reunião técnica da CVT / UNISC

Guilherme Siebeneichler
outubro26/ 2017

Na manhã de hoje, 26, o Prefeito e Presidente do CISVALE, Giovane Wickert, participou de uma reunião técnica na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) onde autoridades da região e entidades debateram o Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT) com a Reitora Carmen Lúcia Helfer. O CVT que está em fase de finalização da obra deverá ser inaugurado junto à próxima edição da Expoagro/Afubra.

Na sala de reuniões da Reitoria, o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff apresentou o projeto e o andamento da construção que ocorre junto ao Parque da Expoagro em Rio Pardo, que já está mais de 80% finalizado. No encontro, os representantes foram convidados para um debate sobre a diversificação e a importância do CVT que irá centralizar ações da diversificação da agricultura familiar da região e servirá como unidade de extensão tecnológica.

A implantação do CVT começou em 2013 e é uma parceria entre a Prefeitura de Rio Pardo, a Associação dos Fumicultores do Brasil, a Universidade de Santa Cruz do Sul e o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) com o objetivo de estimular a transferência de conhecimento para o desenvolvimento regional sustentável.

Durante o encontro, o Prefeito destacou a importância da união das entidades e da Região para o fortalecimento da diversificação das famílias produtoras de Tabaco. “O CVT é um grande passo para juntos conseguirmos também mudarmos a pauta e o jeito que o mundo olha para a produção do Tabaco. É importante nós darmos este passo e mostramos que queremos articular um novo diálogo na Conferência das Partes (COP), por exemplo, mostrando que o Tabaco gera renda, pesquisa, economia e tecnologia para as famílias, para os Municípios e para todos os envolvidos com o setor e com a cultura”, salientou o Presidente do Cisvale que também é Tesoureiro da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco).

Wickert que compõe o grupo juntamente com a Reitora Carmem Lúcia tem a companhia do Prefeito de Rio Pardo Rafael Barros e de entidades como Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Pardo; Emater; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Afubra; Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc); Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Arranjo Produtivo Local (APL VRP).

No próximo dia 16 de novembro o grupo terá um novo encontro a partir das 8h30min na Reitoria da UNISC.

Guilherme Siebeneichler