Wickert palestra na Capital sobre projeto que fomenta jovens no campo

Guilherme Siebeneichler
setembro06/ 2017

Manter o jovem no campo e mudar a realidade rural do interior do Rio Grande do Sul são temas que estão em discussão permanente entre os municípios, como Venâncio Aires, que possuem grande parte de sua economia voltada ao agronegócio.

Ontem, 5, a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em   parceria com o Consema, Fetag e Emater. realizou o 1º Seminário Rural do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura (Consema) com presença de diversas cidades gaúchas no auditório do TCE.

O Prefeito da Capital Nacional do Chimarrão, Giovane Wickert, participou do Seminário e palestrou no painel “Exemplos bem sucedidos de políticas públicas”. O gestor falou sobre o Programa “Campo Mais Jovem – Empreendedorismo Rural” que desde 2010 possibilidade que jovens filhos de agricultores da cidade estudem na Escola da Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. O programa oferta uma bolsa auxílio de R$500 por mês para cada estudante, atualmente nove estão cursando o ensino médio através do “Campo Mais Jovem”, que já formou 12 jovens da cidade.

O investimento anual é de R$48mil e o Prefeito salientou na palestra que o objetivo agora é fazer com que os jovens façam seus estágios junto à Secretaria de Agricultura para mapear todas as localidades e distritos do Município e apoiar o trabalho dos técnicos agrícolas.

Além do Prefeito, participaram do painel que foi mediado pelo Diretor Técnico da Emater, Lino Moura, o Tecnólogo em Alimentos, Neiton Perufo de Bento Gonçalves, o Prefeito Hamilton Centeleghe e a extensionista da Emater Mara Carpes de Machadinho e ainda o Prefeito Marciano Ravanello e o Presidente da Ajurati Tiago Bértolo de Arroio do Tigre.

O Seminário contou ainda com a presença da equipe da Secretaria de Agricultura de Venâncio Aires e dos alunos da Escola da Família Agrícola de Santa Cruz do Sul.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler