Wickert e comitiva recebem representantes da Unisc que desejam auxiliar no desenvolvimento de empresas

Janine Niedermeyer
junho13/ 2017

Na tarde de segunda-feira, 12, um trio de representantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) esteve na sala de reuniões da Prefeitura de Venâncio Aires e foi recepcionado pelo prefeito Giovane Wickert, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelsoir Battisti, o Coordenador Administrativo da Pasta, Marcos Hüttmann e o servidor da Sala do Empreendedor, Tiago Wendt.

Na ocasião, os representantes da Unisc explanaram um projeto de extensão produtiva que desejam desempenhar na Capital do Chimarrão. O projeto de Extensão Produtiva e Inovação tem por objetivo o desenvolvimento econômico regional a partir do aumento da produção, do emprego e da renda. Propõem-se a apoiar o aumento da eficiência e da competitividade das empresas gaúchas de pequeno e médio porte do setor industrial.

O projeto é operado por meio de Núcleos Regionais instalados em instituições universitárias ou tecnológicas, os quais são mantidos com recursos do Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais. A previsão da Universidade é de atender cerca de 250 empresas no Vale do Rio Pardo.

Com isso a Unisc buscou indicação no município para ter porta de entrada para auxiliar no desenvolvimento das empresas de Venâncio Aires. Os benefícios para as empresas atendidas são:

Avaliação de BENCHMARKING com empresas gaúchas e internacionais: Através de banco de dados do Projeto, é gerado um relatório que permite a empresa verificar o posicionamento frente a outras empresas similares;

ASSESSORIA direta nas seguintes áreas:
Produção Mais Limpa – aumento da eficiência produtiva através da aplicação do conceito de a redução/substituição de resíduos;
Perdas – aumento da eficiência produtiva através da aplicação de ferramentas para redução de atividades que demandam tempo e não agregam valor ao produto;
Inovação – estabelecimento de um diferencial estratégico a partir de capacitação e aplicação de ferramentas adequadas ao nível de maturidade da empresa, visando o aumento da inovação em produto e/ou processo;
Planejamento estratégico – construção/ revisão da estratégia empresarial, apoiando o estabelecimento de objetivos e metas acertadas para o curto, médio e longo prazo. Apoio na implantação das ações de curto prazo;
Participação em WORKSHOPS temáticos de capacitação e/ou geração de negócios.
Auxilio na identificação de soluções e fontes de recursos junto à REDE DE OFERTAS LOCAL E Governo do Estado.

As empresas que vierem a participar, não terão custo, apenas precisa se comprometer em responder o questionário de benchmarking, disponibilizar horas de pessoal interno para viabilizar a execução do Projeto nas áreas que escolher, aportar os recursos necessários para implantação das ações que forem definidas pela empresa no âmbito do projeto, realizar a avaliação do atendimento ao final do período, que tem duração de até nove meses.

Segundo o secretário Nelsoir Battisti, o executivo pode fazer indicação de empresas para qualificação junto ao projeto e lembra dos investimentos que a Capital do Chimarrão vem fazendo para fortalecer os segmentos de produção.

“Estamos aguardando o fato da liberação da área do novo distrito industrial e apostando e um núcleo de confecções. A expectativa é de que venhamos a nos tornar pioneiros no setor. O melhor disso tudo é que para isso estamos entrando com a contrapartida de áreas que nos traziam despesas e a partir da criação do núcleo tendem a nos gerar receita com impostos e novos empregos”, ressalta Battisti.

O prefeito Giovane Wickert fomentou o discurso do secretário, acrescentando iniciativas de incentivo em prol dos empreendedores. “Trouxemos a Sala do Empreendedor para a Prefeitura, a fim de facilitar a vida de quem precisava ir até longe para desenrolar questões que agora podem ser resolvidas facilmente junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Protocolo. Estamos trabalhando também com outras iniciativas e temos a expectativa de que o nosso empreendedor se desenvolva e também que outras pessoas se tornem empreendedoras”, salienta Wickert.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Venâncio Aires

Janine Niedermeyer